A formação contínua a distância utilizando o Salto para o Futuro: um estudo de caso na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira em Natal Rio Grande do Norte

DSpace Repository

A- A A+

A formação contínua a distância utilizando o Salto para o Futuro: um estudo de caso na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira em Natal Rio Grande do Norte

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira en
dc.contributor.author Costa, Nadja Maria de Lima en
dc.date.accessioned 2013-12-05T20:55:30Z
dc.date.available 2013-12-05T20:55:30Z
dc.date.issued 2001 en
dc.identifier.other 185263 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106503
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A pesquisa realizada apresenta um estudo sobre a formação continuada do profissional da educação. Traz um enfoque a partir das atuais circunstâncias de mudanças curriculares na educação brasileira, apontando as necessidades que os professores têm desse tipo de qualificação profissional. Estão sistematizados os modelos de formação contínua praticados historicamente e as atuais tendências com referenciais construtivistas. Aborda novas metodologias que tornam os processos formativos mais significativos, com potencial de modificar a prática pedagógica, deixando as atividades de formação mais agradáveis para todos os envolvidos. É contemplada, também, a utilização das novas tecnologias em educação e as possibilidades que estas abrem para a formação contínua. A relevância desse estudo está na contribuição de Programas de formação contínua através das novas tecnologias de comunicação e informação, ou seja, através da Educação a Distância. Para aproximar-se da realidade da formação contínua de docentes, foi realizado um estudo de caso sobre o Programa do "Salto para o Futuro", objetivando verificar as contribuições dessa formação para a prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos adotados são orientados pelo método dialético, cuja filosofia é considerar as relações entre vários fatores que envolvem essa ação. É dado um tratamento qualitativo aos dados encontrados, envolvendo categorias como: aspectos teóricos, metodológicos e utilização prática do Programa de formação que inclui elementos relativos ao gerenciamento, acompanhamento e avaliação do "Salto para o Futuro" na visão de docentes. Os resultados encontrados evidenciam a não contribuição prática dessa ação e indicam uma desvalorização dessa formação, não havendo participação efetiva dos docentes. Mesmo assim, estes reconhecem a necessidade desse tipo de iniciativa e demonstram interesse em participar de programas de formação contínua. en
dc.format.extent ii, 146 f.| grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Professores - en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Professores en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Ensino en
dc.subject.classification Qualidade en
dc.title A formação contínua a distância utilizando o Salto para o Futuro: um estudo de caso na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira em Natal Rio Grande do Norte en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
185263.pdf 6.178Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar