dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
en |
dc.contributor.author |
Costa, Nadja Maria de Lima |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T20:55:30Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T20:55:30Z |
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dc.date.issued |
2001 |
en |
dc.identifier.other |
185263 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106503 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
A pesquisa realizada apresenta um estudo sobre a formação continuada do profissional da educação. Traz um enfoque a partir das atuais circunstâncias de mudanças curriculares na educação brasileira, apontando as necessidades que os professores têm desse tipo de qualificação profissional. Estão sistematizados os modelos de formação contínua praticados historicamente e as atuais tendências com referenciais construtivistas. Aborda novas metodologias que tornam os processos formativos mais significativos, com potencial de modificar a prática pedagógica, deixando as atividades de formação mais agradáveis para todos os envolvidos. É contemplada, também, a utilização das novas tecnologias em educação e as possibilidades que estas abrem para a formação contínua. A relevância desse estudo está na contribuição de Programas de formação contínua através das novas tecnologias de comunicação e informação, ou seja, através da Educação a Distância. Para aproximar-se da realidade da formação contínua de docentes, foi realizado um estudo de caso sobre o Programa do "Salto para o Futuro", objetivando verificar as contribuições dessa formação para a prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos adotados são orientados pelo método dialético, cuja filosofia é considerar as relações entre vários fatores que envolvem essa ação. É dado um tratamento qualitativo aos dados encontrados, envolvendo categorias como: aspectos teóricos, metodológicos e utilização prática do Programa de formação que inclui elementos relativos ao gerenciamento, acompanhamento e avaliação do "Salto para o Futuro" na visão de docentes. Os resultados encontrados evidenciam a não contribuição prática dessa ação e indicam uma desvalorização dessa formação, não havendo participação efetiva dos docentes. Mesmo assim, estes reconhecem a necessidade desse tipo de iniciativa e demonstram interesse em participar de programas de formação contínua. |
en |
dc.format.extent |
ii, 146 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Professores - |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Professores |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Ensino |
en |
dc.subject.classification |
Qualidade |
en |
dc.title |
A formação contínua a distância utilizando o Salto para o Futuro: um estudo de caso na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira em Natal Rio Grande do Norte |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |