Estágio em licenciatura: uma análise com a contribuição da categoria “experiência” de Thompson

DSpace Repository

A- A A+

Estágio em licenciatura: uma análise com a contribuição da categoria “experiência” de Thompson

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise Maria Tavares
dc.contributor.author Santos, João Gabriel
dc.date.accessioned 2013-10-23T17:37:13Z
dc.date.available 2013-10-23T17:37:13Z
dc.date.issued 2013-07-10
dc.date.submitted 2013-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105405
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O presente artigo procura realizar uma análise da atividade teórico-prática que desenvolvemos no estágio supervisionado em Ciências Sociais, realizada no ano de 2012, com fundamento na categoria “experiência” elaborada pelo historiador marxista inglês Edward Palmer Thompson. Tal análise busca apoio também na proposta pedagógica de Demerval Saviani. Uma pedagogia que incorpora elementos teóricos que tratam sobre o processo de ensino e aprendizagem presente na produção intelectual de Vygotsky e no método dialético de construção do conhecimento. Com base na categoria experiência de Thompson, pudemos compreender o estágio como um momento de pensar e repensar as ações dos sujeitos envolvidos no processo educacional e as práticas institucionais. en
dc.description.abstract This article tries to conduct an analysis of the theoretical and practical activity that developed in supervised training in Social Sciences, held in the year 2012, based on the category "experience" prepared by the English Marxist historian Edward Palmer Thompson. Such analysis also seeks support in pedagogical proposal Demerval Saviani. A pedagogy that incorporates theoretical elements that deal with the process of teaching and learning in this intellectual production of Vygotsky and the dialectical method of knowledge construction. Based on the category Thompson experience, we understand the stage as a time to think and rethink the actions of those involved in the educational process and institutional practices. en
dc.format.extent 81 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Estágio Supervisionado en
dc.subject Thompson en
dc.subject Experiência en
dc.subject Pedagogia Histórico-Crítica en
dc.subject Supervised stage en
dc.subject Experience en
dc.subject Historical and Critical Pedagogy en
dc.title Estágio em licenciatura: uma análise com a contribuição da categoria “experiência” de Thompson en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View
TCL - João Gabriel Santos.pdf 631.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar