Tópicos de física contemporânea no ensino médio
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Pietrocolla, Maurício |
|
dc.contributor.author |
Sepka, Fábio Heberton |
|
dc.date.accessioned |
2013-10-18T14:49:58Z |
|
dc.date.available |
2013-10-18T14:49:58Z |
|
dc.date.issued |
2013-10-18 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
en |
dc.description.abstract |
0 trabalho consistiu na aplicação de um modulo de ensino com aproximadamente 16 horas-aulas, numa escola de Ensino Médio da rede pública do Estado de Santa Catarina. A partir do Tema Gerador— aparelho de CD, foram explorados conteúdos como eletromagnetismo (motores de passo), introdução A. fisica quântica, laser, reflexão simples e polarizada (sistema óptico), teoria das bandas (semicondutores, diodos, fotodetectores), sistemas analógicos e digitais. Utilizando a proposta metodológica sugerida por Delizoicov e Angotti; que consiste na problematização inicial e na sistematização e aplicação dos conhecimentos numa perspectiva de pesquisa-ação a luz do paradigma antropológico social, procurou-se atingir os objetivos de mostrar que conteúdos contemporâneos e relacionados ao cotidiano dos alunos contribuem significativamente para despertar-lhes o interesse e proporcionar significação dos conteúdos estudados e a viabilidade da inserção de conteúdos contemporâneos neste nível de Ensino. Os resultados obtidos corroboraram as teses iniciais, revelando maior interesse e participação dos alunos no desenvolvimento do trabalho e desmistificando a inviabilidade de se trabalhar com Física Moderna no Ensino Médio. A Física, tratada desta forma revelou-se aos alunos como cultura e conhecimento útil ao nosso dia-a-dia, assim como importante instnunento de tomada de decisões, colaborando para o exercício da cidadania pelos nossos alunos. Destaca-se a colaboração de todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho: comunidade, escola (direção, especialistas, fiincionários e professores) e alunos, que pode contribuir para o amadurecimento do trabalho interdisciplinar na instituição. |
en |
dc.format.extent |
70 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Física - estudo e ensino |
en |
dc.title |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
en |
dc.type |
TCCes |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar