O educar que se repele: um estudo sobre escolarização e profissionalização futebolística em Florianópolis.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Grossi, Miriam Pillar |
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dc.contributor.author |
Conceição, Daniel Machado da |
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dc.date.accessioned |
2013-10-04T19:50:45Z |
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dc.date.available |
2013-10-04T19:50:45Z |
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dc.date.issued |
2013-07-10 |
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dc.date.submitted |
2013-07-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105114 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
en |
dc.description.abstract |
O esporte, durante o século XIX, é admitido ao processo de escolarização como sinônimo de educação. Seu propósito é favorecer a formação dos jovens. Observamos que durante os séculos XIX e XX há um movimento de aproximação entre a escola e o esporte. Mediante o processo de racionalização e de fragmentação do conhecimento, cada vez mais essas duas esferas se consolidam como independentes. O artigo convida a refletir sobre a relação entre a escolarização e a profissionalização esportiva, na medida em que uma pode interferir na outra. A pesquisa tem como foco o olhar dos gestores de uma escola pública estadual no município de Florianópolis. Escola que mantém parceria com um clube de futebol profissional e atende 56 estudantes-atletas. A pesquisa permite entender como ocorre a intermediação entre a escola e o clube quanto à escolarização e ao aprendizado do estudante-atleta. Para coleta dos dados foram realizadas visitas às instituições envolvidas e análise do conteúdo das entrevistas a dois profissionais gestores da escola e a um profissional do clube de futebol. A proposta é discutir como duas instituições que professam a profissionalização se relacionam na formação do estudante-atleta. Escolarização e formação esportiva, opostos que se amparavam em prol de um bem maior, agora como polos iguais se repelem, ou melhor, repelem a educação. Essa hipótese no trabalho pode ser identificada na estrutura de mercado em que as instituições estão inseridas. No entanto, junto aos profissionais que atuam com o estudante-atleta, a essência de uma educação plena parece permanecer como objetivo central. |
en |
dc.format.extent |
35 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Escolarização |
en |
dc.subject |
Profissionalização |
en |
dc.subject |
Futebol |
en |
dc.subject |
Estudante-atleta |
en |
dc.subject |
Formação |
en |
dc.title |
O educar que se repele: um estudo sobre escolarização e profissionalização futebolística em Florianópolis. |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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