Os desafios de ensinar sociologia em Florianópolis com base na teoria histórico-cultural de aprendizagem: reflexões a partir de um estudo de caso

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Os desafios de ensinar sociologia em Florianópolis com base na teoria histórico-cultural de aprendizagem: reflexões a partir de um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise Maria
dc.contributor.author Costa, Elis Rodrigues da
dc.date.accessioned 2013-09-30T21:06:51Z
dc.date.available 2013-09-30T21:06:51Z
dc.date.issued 2013-09-30
dc.date.submitted 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105018
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo problematizar de que modo a concepção histórico-cultural de aprendizagem e desenvolvimento humano, incorporada pela Proposta Curricular de Santa Catarina, é compreendida e praticada pelos professores de Sociologia em escolas da rede pública estadual. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, qualitativa e exploratória, com coleta de dados oriundos de pesquisa histórica e documental, observação participante em reuniões da Oficina Permanente de Ensino de Sociologia oferecida pelo Laboratório de Ensino Interdisciplinar de Filosofia e Sociologia (LEFIS), assim como entrevistas semiestruturadas com três professores de Sociologia do Instituto Estadual de Educação (IEE). O referencial teórico baseia-se no materialismo histórico e dialético, de forma a suscitar reflexões sobre a coerência da Proposta Curricular a partir da relação entre a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e os professores. A pesquisa aponta diversos fatores que impedem a aplicação da teoria histórico-cultural nas atividades dos docentes entrevistados. Estes fatores ultrapassam as dificuldades do ensino de Sociologia e se combinam aos problemas críticos de toda educação pública no Brasil, reflexo da própria realidade social brasileira: falta de estrutura, salários insuficientes, falta de apoio à formação e atualização dos profissionais, sobrecarga de trabalho em sala de aula e dificuldades de aprendizagem dos alunos em consequência dos problemas educacionais. en
dc.description.abstract The present article aims at problematizing how the cultural-historical conception of learning and human development, incorporated by the Proposta Curricular de Santa Catarina (Curricular Proposal of the state of Santa Catarina), is understood and practiced by Sociology teachers in public state schools. The research conducted is characterized as a qualitative and exploratory case study, with its data collection derived from (i) historical and documental research, (ii) auditing participation in meetings of the Permanent Workshop of Sociology Teaching offered by the Interdisciplinary Teaching of Philosophy and Sociology Laboratory (LEFIS), as well as (iii) semi-structured interviews with three Sociology teachers from the Instituto Estadual de Educação (IEE; State Institute of Education, a public state school in Florianópolis/SC). The theoretical background is based on historical and dialectical materialism, in a way to instigate reflections about the coherence of the Curricular Proposal from the relation between the Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (Secretarial State of Education of Santa Catarina) and the teachers. The study points out a number of factors that go beyond the difficulties of the teaching of Sociology. These factors match the critical problems of all the public educational system in Brazil, which reflect themselves the current Brazilian social reality: lack of structure, inefficient salaries, lack of support to the training and updating of professionals, work overload inside the classroom and learning difficulties of students as a consequence of educational problems. en
dc.format.extent 58 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Ensino de Sociologia en
dc.subject Ensino médio en
dc.subject Proposta Curricular en
dc.subject Materialismo histórico en
dc.subject Teoria histórico-cultural en
dc.subject Teaching of Sociology en
dc.subject High School en
dc.subject Curricular Proposal en
dc.subject Historical Materialism en
dc.subject Historical-Cultural Theory en
dc.title Os desafios de ensinar sociologia em Florianópolis com base na teoria histórico-cultural de aprendizagem: reflexões a partir de um estudo de caso en
dc.type TCCgrad en


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