Descompassos e contrapontos no ensino de sociologia: a canção “de protesto” como recurso pedagógico

DSpace Repository

A- A A+

Descompassos e contrapontos no ensino de sociologia: a canção “de protesto” como recurso pedagógico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Idargo, Alexandre Bergamo
dc.contributor.author Pereira, Julio Gabriel de Sá
dc.date.accessioned 2013-09-27T20:08:28Z
dc.date.available 2013-09-27T20:08:28Z
dc.date.issued 2013-09-27
dc.date.submitted 2013-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105006
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O presente texto reflete brevemente sobre em que sentido a Sociologia – enquanto disciplina escolar – estimula ou promove a capacidade de pensar uma possível “troca cultural” entre os agentes escolares – professores e estudantes – utilizando-se da canção como suporte metodológico. Problematizando esta questão, será apresentado o processo de inclusão da disciplina de Sociologia no currículo da educação nacional, posteriormente discutindo o papel da canção no ensino escolar. Como suporte empírico, será transposto um relato de observação feita em sala de aula numa turma de ensino médio, uma experiência que envolveu o uso de canções “de protesto” em aulas de Sociologia. Para concluir, serão questionadas as vantagens e limitações da canção enquanto ferramenta pedagógica na disciplina de Sociologia. en
dc.description.abstract This paper reflects briefly in what sense the Sociology – as a school discipline – encourages or promotes the ability to think about a possible "cultural exchange" between school agents – teachers and students – using songs as methodological support. Discussing this issue, will be presented the inclusion process of Sociology discipline in the curriculum of national education, further discussing the role of music at school education. As empirical support, will be transposed an account of observations made in a class of high school, an experience that involved the use of protest song‟s in Sociology classes. To conclude, will be questioned the advantages and limitations of song as a teaching tool in the discipline of Sociology. en
dc.format.extent 35 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Ensino de Sociologia en
dc.subject Educação en
dc.subject Canção en
dc.subject Sociologia en
dc.subject Sociology en
dc.subject Sociology Teaching en
dc.subject Education en
dc.subject Song en
dc.title Descompassos e contrapontos no ensino de sociologia: a canção “de protesto” como recurso pedagógico en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
TCL JULIO.pdf 341.5Kb PDF View/Open pdf

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar