Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.contributor.author |
Parré, Adauto Douglas |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-25T12:20:46Z |
|
dc.date.available |
2013-09-25T12:20:46Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104969 |
|
dc.description |
O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 90f + anexos (CD-ROM). |
|
dc.description.abstract |
As primeiras décadas do século XX foram marcadas por uma nova vaga pedagógica entre os educadores brasileiros, conhecida como Escola Nova, cuja proposta era a de renovar o ensino. Simultaneamente, na década de 1940, uma série de mudanças ocorrem na estrutura do Curso Normal Paulista. Esta pesquisa busca compreender em que medida as apropriações desse movimento e as mudanças na formação de professores alteraram o ensino da matemática na Escola Normal Caetano de Campos, mais especificamente na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário, responsável pela formação pedagógica dos futuros professores. Nossas análises foram sustentadas pelos estudos da chamada História Cultural, dos quais destacamos o ferramental elaborado por Michel de Certeau e Roger Chartier. As fontes privilegiadas na investigação são avaliações finais realizadas pelos alunos, cotejadas com leis, livros, revistas e textos de autores que circularam no período estudado. Essas avaliações indicam a presença marcante dos planos globalizados como instrumento de avaliação, os quais eram produzidos a partir de um tema retirado de um recorte de jornal. Em relação ao ensino de matemática, evidenciou-se uma mudança nas finalidades da disciplina presente nessas avaliações, que passou a atender a realidade almejada pelos planos globalizados, em vez de seus conteúdos e habilidades próprios. As mudanças estruturais no Curso Normal Paulista não são perceptíveis no ensino de matemática na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário na década de 1940. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Metodologia e prática do ensino primário |
en |
dc.subject |
Escola Caetano de Campos |
en |
dc.subject |
Escola nova |
en |
dc.subject |
História da educação matemática |
en |
dc.title |
Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940 |
en |
dc.type |
Other |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar