A dimensão interventiva e a formação profssional do Assistente Social: identificando conceitos, categorias e seus fundamentos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Sarmento, Helder Boska |
|
dc.contributor.author |
Grah, Bruno |
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dc.date.accessioned |
2013-08-20T14:32:16Z |
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dc.date.available |
2013-08-20T14:32:16Z |
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dc.date.issued |
2013-02-08 |
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dc.date.submitted |
2013-02-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104327 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa do acadêmico no projeto ―Avaliação da Proposta de Ensino do Trabalho Profissional no Currículo do Curso de Serviço Social – UFSC‖, nos anos de 2008 e 2009, e no projeto ―Formação e Exercício Profissional: desvendando conceitos, categorias e seus fundamentos‖ durante o ano de 2010. No período correspondente a esta pesquisa foram levantados conceitos e categorias que denominam a formação e o exercício profissional do assistente social, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da graduação em Serviço Social da UFSC e nos Dicionários Técnicos e Profissionais das diversas áreas do conhecimento com o intento de buscar um estudo teórico sobre os fundamentos da temática formação e exercício profissional. A partir de uma preocupação com a dimensão interventiva da profissão, o presente trabalho resgata os conceitos e categorias investigados durante a trajetória de pesquisa, identificando as formulações e sistematizações internas quanto externas à profissão, num exercício de discussão a partir de leituras sobre a temática no âmbito do Serviço Social. Dividido em três seções, apresentar-se-á na primeira seção uma problematização sobre a dimensão interventiva da profissão, bem como a caracterização da experiência de pesquisa que culminou no presente trabalho, evidenciando, inclusive, dados quantitativos levantados na investigação. Na segunda seção, evidencia-se a sistematização dos conceitos encontrados nos dicionários técnicos e profissionais pari passu a uma interlocução das diferentes conceituações com o Serviço Social. Na terceira seção, tem-se os conceitos encontrados nos TCCs, identificando-se pontos diferenciados entre os mesmos e trazendo discussões pertinentes aos diferentes conceitos. |
en |
dc.format.extent |
133 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Serviço Social |
en |
dc.subject |
Conceitos |
en |
dc.subject |
Fundamentos |
en |
dc.title |
A dimensão interventiva e a formação profssional do Assistente Social: identificando conceitos, categorias e seus fundamentos |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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