Saúde Mental e Serviço Social: um estudo sobre a realidade da ECT-DR/SC

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Saúde Mental e Serviço Social: um estudo sobre a realidade da ECT-DR/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Zucco , Luciana Patricia
dc.contributor.author Marques, Bárbara Rodrigues de Escobar
dc.date.accessioned 2013-08-16T13:41:16Z
dc.date.available 2013-08-16T13:41:16Z
dc.date.issued 2013-02-28
dc.date.submitted 2013-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104257
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente trabalho analisou as situações de saúde mental e os fatores de risco do processo de trabalho para o adoecimento dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Diretoria Regional de Santa Catarina (ECT-DR/SC) da Região da Grande Florianópolis. Têm-se como hipótese as situações de trabalho como potencializadoras dos quadros de adoecimento e geradoras de demandas ao Serviço Social da Empresa. A abordagem da pesquisa foi quantitativa e qualitativa, e o corpus compreendeu as pastas de atendimento do Serviço Social da ECT-DR/SC, especialmente da Região da Grande Florianópolis, datadas entre os anos de 1996 e 2011, e as entrevistas com gerentes de unidades operacionais. O levantamento das pastas possibilitou identificar o perfil dos funcionários acometidos com os problemas de saúde mental, bem como suas áreas e características das atividades laborais desenvolvidas. As entrevistas com os gerentes das quatro unidades de trabalho com maior prevalência de problemas de saúde mental deu visibilidade aos discursos dos gestores sobre os casos de saúde mental e processos de trabalho, assim como os fatores de risco para o adoecimento. Os dados apontam que os problemas de maior prevalência são: depressão, alcoolismo e outras drogas, respectivamente. A maior prevalência de tais situações na ECT-DR/SC ocorre em funcionários do sexo feminino, apesar do Serviço Social da Empresa ter atendido numericamente mais homens do que mulheres. Os gerentes implicitamente sugerem que é possível pensar em fatores de risco, como estresse, irritabilidade, frustração, agressividade, entre outros, inerentes às atividades que exigem repetição constante de movimento, e atividades monótonas, assim como as que exigem esforço físico exacerbado, promovendo a fadiga e o desgaste emocional. Tacitamente, associam tal quadro ao afastamento temporário dos funcionários por motivos de adoecimento relacionados à saúde mental. en
dc.format.extent 58 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Saúde mental en
dc.subject Serviço Social en
dc.subject Processos de trabalho en
dc.title Saúde Mental e Serviço Social: um estudo sobre a realidade da ECT-DR/SC en
dc.type TCCgrad en


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