A influência das mudanças de alternativas nas escolhas cognitivas automáticas: um estudo de economia comportamental
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.contributor.advisor |
Silva, Eraldo Sérgio Barbosa da |
|
dc.contributor.author |
Seifert, Guilherme Oda |
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dc.date.accessioned |
2013-07-24T17:52:57Z |
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dc.date.available |
2013-07-24T17:52:57Z |
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dc.date.issued |
2013-07-24 |
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dc.date.submitted |
2013 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103877 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo trata da influência das mudanças de alternativas nas escolhas cognitivas automáticas, um estudo de economia comportamental. Para tanto, foi construída uma amostra de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e outra amostra via internet (Google Docs). Foi utilizado o teste padronizado elaborado por Frederick (2005) denominado Cognitive Reflection Test e selecionadas características biológicas dos participantes. Os resultados encontrados sugerem que a maior parte das pessoas responde o que primeiro lhes vem à mente (automaticamente), sendo que a inclusão de alternativas melhora o aproveitamento das respostas. Estratificando a amostra, os melhores resultados foram alcançados pelos integrantes do sexo masculino e pelos descrentes (ateus). |
en |
dc.description.abstract |
This study is about the influence of cognitive systems on choice between alternatives, a study of economics behavioral. We build our sample from classes of students of the Federal University of Santa Catarina, and also through Google Docs questionnaires using the internet. The Cognite Reflection Test (FREDERICK, 2005) was employed and selected biological characteristics of the participants were also considered. We find that subjects respond what first comes to mind (automatically). However, choice is improved as alternative responses are embodied in the questionnaire. Incidentally, the best responses were achieved by male, nonbeliever subjects. |
en |
dc.format.extent |
48 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Cognitive Reflection Test |
en |
dc.subject |
Economia Comportamental |
en |
dc.subject |
Cognitive Reflection Test |
en |
dc.subject |
Behavioral economics |
en |
dc.title |
A influência das mudanças de alternativas nas escolhas cognitivas automáticas: um estudo de economia comportamental |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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