Cauda longa: uma análise para setores
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.contributor.advisor |
Catela, Eva Yamila da Silva |
|
dc.contributor.author |
Barbosa, Bruno Guarato |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-24T12:53:08Z |
|
dc.date.available |
2013-07-24T12:53:08Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103828 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas. |
en |
dc.description.abstract |
O rápido crescimento da Economia Digital está transformando muitos negócios da Economia Tradicional. O que a economia da escassez pode aprender a partir da observação da economia da abundância e o que acontecerá quando tudo no mundo se tornar disponível para todos? Esta pesquisa busca conceituar a Teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson (2006), à luz da Economia e da gestão organizacional (Administração e Marketing) para então analisar dois distintos setores tradicionais diante das condições da teoria “digital”. O setor Automobilístico brasileiro e o setor da Aviação Civil brasileira, ambos no ano de 2011, serão analisados sob aspectos mercadológicos para observar se há características em comum entre estes setores e a teoria em questão. O resultado foi avaliado a partir de pesquisa bibliográfica e análise empírica, concluindo que a Economia Tradicional desses setores analisados tem mais em comum com a Economia Digital do que era esperado, mas ainda assim pode explorar melhor a modernidade do estilo de vida atual com conceitos reunidos na Teoria da Cauda Longa. |
en |
dc.description.abstract |
The fast growth of Digital Economy is transforming many Traditional Economy businesses. What shortage economy can learn from observing the abundance economy and what is going to happen when everything in the world becomes available to everyone? This research seeks to conceptualize the Long Tail Theory, from Chris Anderson (2006), at the lights of Economy and organizational management (Business Administration and Marketing) and then analyze two distinct sectors in front of the “digital” theory conditions. The Brazilian Automotive and Commercial Civil Aviation sector, both in 2011 will be analyzed under market aspects in order to observe if there are common characteristics between the sectors and the theory in question. The result was evaluated from the bibliographic search and empiric analysis, concluding that Traditional Economy on these analyzed sectors have more in common with Digital Economy than expected, and can better explore the modernity of present lifestyle with gathered concepts in Long Tail Theory. |
en |
dc.format.extent |
63 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Cauda Longa |
en |
dc.subject |
Nichos de mercado |
en |
dc.subject |
Economia digital |
en |
dc.subject |
Pareto |
en |
dc.subject |
Lei de potência |
en |
dc.subject |
Indústria automobilística |
en |
dc.subject |
Aviação civil comercial |
en |
dc.subject |
Long tail |
en |
dc.subject |
Niche market |
en |
dc.subject |
Digital economics |
en |
dc.subject |
Power Law |
en |
dc.subject |
Automotive industry |
en |
dc.subject |
Commercial civil aviation |
en |
dc.title |
Cauda longa: uma análise para setores |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar