O Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Brasil: práticas de Educação em Saúde

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Brasil: práticas de Educação em Saúde

Mostrar registro completo

Título: O Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Brasil: práticas de Educação em Saúde
Autor: Medeiros, Tiago Francelino
Resumo: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é formado por uma equipe multidisciplinar, na qual o Profissional de Educação Física pode ser incluído, e desenvolver ações de Educação em Saúde (ES) para promoção de hábitos de vida saudáveis. O objetivo foi analisar as práticas de ES desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física do NASF no Brasil. A amostra foi de 296 profissionais de Educação Física do NASF de todas as regiões do Brasil. Foi realizada entrevista via telefone, sendo utilizadas neste estudo, as variáveis sobre ES, características institucionais, sociodemográficas e de formação profissional. Empregaram-se medidas descritivas e de associação para caracterizar as atividades de Apoio Matricial e os fatores associados. Os resultados apontaram que a média de idade dos profissionais foi de 32 anos, sendo que a maioria concluiu apenas a graduação e no ano de 2004. As principais atividades de ES realizadas foram ginástica e palestra educativa, sendo o principal público alvo os idosos. Foram utilizados, além dos espaços da Unidade de Saúde da Família, os equipamentos públicos de lazer, contudo, a minoria dos entrevistados relatou ter desenvolvido ou participado do Projeto de Saúde do Território (PST). Observou-se associação entre o fato do profissional acompanhar mais de 10 ESF e utilizar os espaços públicos para as práticas de ES com a realização do PST. Constatou-se que as práticas de ES dos profissionais restringiram-se aos conteúdos tradicionais da Educação Física, apontando assim, a necessidade de políticas de educação permanente para qualificação do serviço e superação das fragilidades da formação inicial.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103773
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC TIAGO FRANCELINO MEDEIROS.pdf 398.3Kb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar