Do Judô ao Gracie Jiu-jitsu: a influência do Judô Kodokan na idealização e no desenvolvimento do Jiu-jitsu Brasileiro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Do Judô ao Gracie Jiu-jitsu: a influência do Judô Kodokan na idealização e no desenvolvimento do Jiu-jitsu Brasileiro

Mostrar registro completo

Título: Do Judô ao Gracie Jiu-jitsu: a influência do Judô Kodokan na idealização e no desenvolvimento do Jiu-jitsu Brasileiro
Autor: Maçaneiro, Gustavo Goulart Braga
Resumo: Neste trabalho de revisão bibliográfica, procurou-se discutir as informações referentes às raízes e à idealização do Jiu-jitsu Brasileiro. Buscou-se dirimir as discordâncias existentes nos trabalhos relacionados a este tema, e discutir a origem da modalidade. A importância deste trabalho se destaca pela suspeita de que uma versão acima das outras possui maior propagação em nosso país. Com isso, é proposto neste estudo, a identificação da origem do Jiu-jitsu, a influência do Ju-Jutsu Japonês na idealização do Judô e as semelhanças entre o Judô e o Jiu-jitsu Brasileiro que os diferem da modalidade japonesa. Para tal busca-se a compreensão não somente dos fatos referentes à idealização do Jiu-jitsu Brasileiro, como também da influência do Judô criado por Jigoro Kano nesse processo. Foi feita uma revisão histórica das três artes marciais, bem como a identificação de suas características, divergentes e semelhantes entre si. A partir desta análise foi possível avaliar como alguns atributos desenvolvidos no Kodokan auxiliaram na idealização e desenvolvimento da arte marcial brasileira, ainda que não sejam observados os princípios e pressupostos filosóficos propostos por Kano. Além disso, foi possível discutir o efeito da esportivização sofrida pelo Judô após a Segunda Guerra Mundial, e como esse fato determinou algumas das diferenças que essa modalidade possui hoje quando comparada ao Jiu-jitsu Gracie. Finalizando, compreenderemos por este estudo as raízes das três artes marciais, e as diferenças em sua composição técnica, estratégica e filosófica.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103771
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC - GUSTAVO GOULART BRAGA MAÇANEIRO.pdf 902.5Kb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar