O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol

Mostrar registro completo

Título: O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol
Autor: Mendes, Felipe Goedert
Resumo: Os clubes brasileiros começaram a olhar o marketing esportivo com outros olhos no inicio do século XX, principalmente no futebol para competir com os altos salários pagos por clubes europeus. Já no voleibol o marketing foi utilizado para atrair investidores para a criação de equipes, pois até então o investimento no esporte era pequeno. Esse foi dois exemplos de como o marketing pode ajudar as equipes desportivas na arrecadação de capital para o investimento no esporte. O objetivo desse estudo foi analisar as semelhanças e diferenças entre o marketing esportivo entre equipes profissionais de futebol e voleibol, sendo utilizada como metodologia uma pesquisa básica de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a amostra na qual se pode constatar que os dois esportes apresentam em seus departamentos de marketing diferenças e similaridades que ocorrem para suas equipes se adaptarem ao mercado e adquirirem novos patrocinadores.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103762
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC FELIPE GOEDERT MENDES.pdf 741.8Kb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar