Custos e formação de preço de venda: um estudo de caso em uma metalúrgica da região da Grande Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.contributor.advisor |
Lorandi, Joisse Antônio |
|
dc.contributor.author |
Fernandes, Ana Paula |
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dc.date.accessioned |
2013-07-19T13:13:37Z |
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dc.date.available |
2013-07-19T13:13:37Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.date.submitted |
2012 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103724 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
en |
dc.description.abstract |
Com a abertura do mercado e a alta competitividade presente do dia-a-dia das empresas, acaba por tornar-se necessário adotar métodos que auxiliem na gestão e tomada de decisões das empresas. Diante desta situação, este trabalho tem por objetivo analisar a estrutura de custos de uma metalúrgica da Grande Florianópolis através da sugestão do método de custeio variável. A partir da aplicação do método de custeio variável, propõe-se a formação de preço de venda baseada nos custos, ou seja, através do cálculo do mark-up. A pesquisa desenvolve-se como um estudo de caso em uma empresa tipicamente familiar no período de janeiro, fevereiro e março de 2012. A metodologia de pesquisa utilizada quanto aos objetivos é do tipo descritiva. Já o enquadramento deste trabalho em relação à abordagem do problema é do tipo qualitativo e quantitativo. Com relação à análise dos dados pesquisados, é do tipo análise documental, ainda podendo-se considerar como uma pesquisa participativa. Para o alcance dos objetivos, fez-se necessário que se abordasse conceitos de custos e os métodos de custeios, bem como a formação de preço. Depois de explanado estes conceito fez-se uma breve descrição da empresa e suas atividades. A partir disto pôde-se propor a aplicação do método de custeio variável, apurando-se a margem de contribuição de cada produto estudado e a taxa mark-up para formação de preço de venda. A partir dos resultados encontrados, pode-se observar que a margem de contribuição de um portão é mais elevada ao comparada com a grade para janela. Diante disto, propõe-se a empresa um complemento para seu gerenciamento e tomada de decisões. |
en |
dc.format |
f. |
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dc.format.extent |
62 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Custeio variável |
en |
dc.subject |
Margem de contribuição |
en |
dc.subject |
Mark-up |
en |
dc.subject |
Metalúrgica |
en |
dc.subject |
Preço de venda |
en |
dc.title |
Custos e formação de preço de venda: um estudo de caso em uma metalúrgica da região da Grande Florianópolis |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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