Custos e formação de preço de venda: um estudo de caso em uma metalúrgica da região da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Custos e formação de preço de venda: um estudo de caso em uma metalúrgica da região da Grande Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.contributor.advisor Lorandi, Joisse Antônio
dc.contributor.author Fernandes, Ana Paula
dc.date.accessioned 2013-07-19T13:13:37Z
dc.date.available 2013-07-19T13:13:37Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103724
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis en
dc.description.abstract Com a abertura do mercado e a alta competitividade presente do dia-a-dia das empresas, acaba por tornar-se necessário adotar métodos que auxiliem na gestão e tomada de decisões das empresas. Diante desta situação, este trabalho tem por objetivo analisar a estrutura de custos de uma metalúrgica da Grande Florianópolis através da sugestão do método de custeio variável. A partir da aplicação do método de custeio variável, propõe-se a formação de preço de venda baseada nos custos, ou seja, através do cálculo do mark-up. A pesquisa desenvolve-se como um estudo de caso em uma empresa tipicamente familiar no período de janeiro, fevereiro e março de 2012. A metodologia de pesquisa utilizada quanto aos objetivos é do tipo descritiva. Já o enquadramento deste trabalho em relação à abordagem do problema é do tipo qualitativo e quantitativo. Com relação à análise dos dados pesquisados, é do tipo análise documental, ainda podendo-se considerar como uma pesquisa participativa. Para o alcance dos objetivos, fez-se necessário que se abordasse conceitos de custos e os métodos de custeios, bem como a formação de preço. Depois de explanado estes conceito fez-se uma breve descrição da empresa e suas atividades. A partir disto pôde-se propor a aplicação do método de custeio variável, apurando-se a margem de contribuição de cada produto estudado e a taxa mark-up para formação de preço de venda. A partir dos resultados encontrados, pode-se observar que a margem de contribuição de um portão é mais elevada ao comparada com a grade para janela. Diante disto, propõe-se a empresa um complemento para seu gerenciamento e tomada de decisões. en
dc.format f.
dc.format.extent 62 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Custeio variável en
dc.subject Margem de contribuição en
dc.subject Mark-up en
dc.subject Metalúrgica en
dc.subject Preço de venda en
dc.title Custos e formação de preço de venda: um estudo de caso em uma metalúrgica da região da Grande Florianópolis en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - ANA PAULA FERNANDES.pdf 786.0Kb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar