Avaliação de uma ferramenta de apoio à descrição de lesões bucais Por estudantes do curso de odontologia da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de uma ferramenta de apoio à descrição de lesões bucais Por estudantes do curso de odontologia da UFSC

Show full item record

Title: Avaliação de uma ferramenta de apoio à descrição de lesões bucais Por estudantes do curso de odontologia da UFSC
Author: Nascimento, Fernanda da Silva do
Abstract: O SISREG é um sistema online criado para o gerenciamento do complexo regulatório do SUS. A partir da inserção do Ambulatório de Estomatologia do HU-UFSC como unidade executante no SISREG no município de Florianópolis, e da natural articulação entre os profissionais da gestão e da unidade executante durante o processo de adaptação ao sistema, verificou-se a dificuldade na determinação das prioridades de atendimento de pacientes com lesões bucais, principalmente pelos pedidos de consulta não fornecerem a descrição clínica adequada. Visando qualificar esse processo de descrição, foi elaborado pela equipe do Ambulatório de Estomatologia HU-UFSC um roteiro para auxílio à descrição de lesões bucais. O objetivo deste trabalho foi avaliar se o roteiro proposto auxiliou os estudantes de Odontologia, enquanto futuros profissionais de saúde, para a execução dessa tarefa, considerando suas autopercepções nas dimensões de competência, facilidade e agilidade. Para tal, 64 acadêmicos do último ano de Odontologia da UFSC descreveram duas lesões bucais em três momentos diferentes: 1) descrição “livre”, sem auxílio de qualquer roteiro de apoio ou referencial bibliográfico; 2) descrição suportada pela proposta de sequência de “exame clínico intra e extrabucal” publicada no Manual de Especialidades em Saúde Bucal do Ministério da Saúde; e 3) descrição suportada pelo roteiro desenvolvido pelo Ambulatório de Estomatologia. Após as descrições, os participantes preencheram um questionário de avaliação, a fim de registrar suas percepções para cada dimensão, em cada um dos momentos. O roteiro desenvolvido foi considerado, pelos participantes, o que mais ofereceu suporte à descrição de lesões em relação às três dimensões avaliadas. A partir dos resultados observados, é possível afirmar que o roteiro para descrição de lesões bucais proposto pelo Ambulatório de Estomatologia do HU-UFSC auxiliou estudantes de Odontologia para a execução dessa tarefa, considerando suas auto-percepções nas dimensões de competência, facilidade e agilidade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103682
Date: 2012-10-17


Files in this item

Files Size Format View
Fernanda Silva Nascimento.pdf 463.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar