Abstract:
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O corpo de conhecimento na área dos negócios vem crescendo muito nos últimos anos, e novas abordagens sobre os currículos dos cursos de contabilidade são feitas por diversos estudiosos. O objetivo deste estudo é a identificação do perfil da disciplina Intermediate Accounting, ministrada nas universidades norte-americanas. Foram escolhidas para compor a população desta pesquisa, as universidades listadas no ranking Best Undergraduate Business Schooll 2012 e 2011, da revista Businessweek. Quanto à natureza do objetivo, caracteriza-se como pesquisa de caráter descritivo. A fonte utilizada na coleta de dados é secundária. Quanto ao procedimento de análise, trata-se de análise documental. A abordagem do problema é de natureza qualitativa, tratando dos planos de ensino da disciplina. Esta é uma pesquisa de lógica indutiva. Com base na análise dos resultados, é possível concluir que, dentre as universidades da amostra, há certa homogeneidade na estrutura dos planos de ensino no que diz respeito aos itens: “Conteúdo Programático”, “Objetivo da disciplina”, “Nome / Contato do professor”, “Referências – livros”, “Pré-requisitos, “Métodos de avaliação”, “Cronograma das aulas”, e “Integridade acadêmica”, estando estes presentes em mais da metade dos planos analisados. Quanto aos métodos de avaliação utilizados, os itens “Exam1”,“Exam 2”, “Quizzes” e “Final Exam” foram os mais mencionados. O resultado mostrou que estes tipos de avaliação são as que possuem, em sua maioria, o maior peso. Algumas outras formas de avaliação, como “Homework”, “Assignments” e “Participation” também se mostraram bastante representativas, devido ao peso agregado e à frequência com que foram encontrados. Os resultados demonstram que o livro “INTERMEDIATE ACCOUNTING, de Spiceland, Sepe, e Nelson é o mais utilizado seguido do livro Kieso, Weygandtand e Warfield. Os resultados desta pesquisa são apenas em relação às universidades selecionadas e ao período dos planos de ensino analisados, não sendo possível generalizar os dados para outras universidades e períodos anteriores ou subsequentes ao da pesquisa. |