Abstract:
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Este estudo identifica as características, demandas e exigências do mercado de trabalho na área contábil em Santa Catarina relacionadas com as diretrizes curriculares do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para realizá-lo, fez-se uso de levantamento de dados e pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados foi utilizado o site “Pense Empregos”, no qual foram levantadas 173 ofertas públicas de empregos no período de julho a dezembro de 2011, e utilizado como referência o currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dentre as demandas por profissionais, temse o Auxiliar e Supervisor contábil como o mais cotado, seguido do Supervisor Fiscal. Observou-se ainda que 49% das vagas exigem que o candidato tenha o curso superior completo e que apenas 9% do total de ofertas comentam sobre uma pós-graduação. Os salários com maior citação ficaram entre R$ 1.000,01 e R$ 2.000,00 e os profissionais com maiores salários, acima de R$ 4.000,01, atuariam nas áreas de Gerência, Auditoria, Controladoria e Custos. Levantadas as exigências dos empregadores para as vagas ofertadas, estabeleceu-se um paralelo com a grade curricular da graduação por grupos de conhecimentos, onde as maiores exigências se deram nos grupos de conhecimento em “Contabilidades” e “Tributárias” e que 16,8% das ofertas possuíam algum requisito inexistente na grade curricular em estudo. Enfim, conclui-se que há alta necessidade das empresas de profissionais para contabilização e apuração de impostos, porém, há uma tendência de migração para as áreas gerenciais que, nesta pesquisa, apresentaram maiores salários, embora em menor demanda. Os resultados também indicam uma pequena divergência entre a necessidade do mercado e a grade curricular da graduação, visto que as Instituições de Ensino Superior habilitam e condicionam o acadêmico para a vida e a profissão, mas é o mercado de trabalho que irá fazer sua própria seleção, e o profissional deve estar preparado para os desafios a serem enfrentados. |