Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Dalmau, Marcos Baptista Lopes |
|
dc.contributor.author |
Alessio, Anderson |
|
dc.contributor.author |
Farezin, Jordana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-07-18T12:08:45Z |
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dc.date.available |
2013-07-18T12:08:45Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.date.submitted |
2012 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
Um dos grandes desafios que se apresenta para as organizações é o de desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaboradores, para obter em contrapartida, um melhor desempenho para execução de suas atividades. A avaliação de desempenho, que se constitui como um dos principais processos de gestão de pessoas, pode ser compreendido como um sistema formal de gerenciamento que provê a avaliação da qualidade do desempenho individual ou institucional, cujos resultados são utilizados para subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional, bem como apontar necessidades de aperfeiçoamento e melhorias. Na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, existe um processo de avaliação de desempenho estruturado há pelo menos uma década, entretanto, há generalidades e limitações no processo que inviabilizam ações pontuais de melhoria, fazendo com que os resultados da avaliação de desempenho não sejam plenamente aproveitados. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo de avaliação de desempenho em uma das unidades de atendimento dos Correios, de forma a adequar o instrumento de avaliação à realidade da unidade, e propor sugestões que resultem em melhorias no processo de avaliação de desempenho como um todo. A fundamentação teórica apresenta os processos gerenciais utilizados para a elaboração de instrumentos de avaliação de desempenho, bem como as características das organizações públicas e de que maneira a gestão de recursos humanos trabalha dentro destas organizações. A pesquisa, qualificada como um estudo de caso com proposição de planos, tem caráter descritivo e se caracteriza predominantemente como uma pesquisa qualitativa, tendo em sua elaboração também uma etapa quantitativa. A etapa qualitativa identificou o processo de Avaliação de Desempenho nos Correios a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com membros do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Planejamento da Diretoria Regional de Correios de Santa Catarina e com a gerente da Agência de Correios da Lagoa da Conceição, e conheceu desta forma, a percepção dos gestores sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Correios. Já a etapa quantitativa, buscou conhecer a percepção dos colaboradores da mesma agência sobre o processo de avaliação de desempenho a partir da aplicação de um questionário. A análise das informações obtidas nas etapas qualitativa e quantitativa possibilitou uma série de contribuições para melhoria do método, do processo e da aplicação do instrumento de avaliação de desempenho oficial dos Correios, de forma a ajustá-lo a realidade da agência e com isso, transformá-lo em um instrumento de gestão mais efetivo. |
en |
dc.format.extent |
106 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Avaliação de Desempenho |
en |
dc.subject |
Organizações Públicas |
en |
dc.subject |
Efetividade |
en |
dc.title |
Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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