Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição

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Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Dalmau, Marcos Baptista Lopes
dc.contributor.author Alessio, Anderson
dc.contributor.author Farezin, Jordana pt_BR
dc.date.accessioned 2013-07-18T12:08:45Z
dc.date.available 2013-07-18T12:08:45Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103668
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract Um dos grandes desafios que se apresenta para as organizações é o de desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaboradores, para obter em contrapartida, um melhor desempenho para execução de suas atividades. A avaliação de desempenho, que se constitui como um dos principais processos de gestão de pessoas, pode ser compreendido como um sistema formal de gerenciamento que provê a avaliação da qualidade do desempenho individual ou institucional, cujos resultados são utilizados para subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional, bem como apontar necessidades de aperfeiçoamento e melhorias. Na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, existe um processo de avaliação de desempenho estruturado há pelo menos uma década, entretanto, há generalidades e limitações no processo que inviabilizam ações pontuais de melhoria, fazendo com que os resultados da avaliação de desempenho não sejam plenamente aproveitados. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo de avaliação de desempenho em uma das unidades de atendimento dos Correios, de forma a adequar o instrumento de avaliação à realidade da unidade, e propor sugestões que resultem em melhorias no processo de avaliação de desempenho como um todo. A fundamentação teórica apresenta os processos gerenciais utilizados para a elaboração de instrumentos de avaliação de desempenho, bem como as características das organizações públicas e de que maneira a gestão de recursos humanos trabalha dentro destas organizações. A pesquisa, qualificada como um estudo de caso com proposição de planos, tem caráter descritivo e se caracteriza predominantemente como uma pesquisa qualitativa, tendo em sua elaboração também uma etapa quantitativa. A etapa qualitativa identificou o processo de Avaliação de Desempenho nos Correios a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com membros do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Planejamento da Diretoria Regional de Correios de Santa Catarina e com a gerente da Agência de Correios da Lagoa da Conceição, e conheceu desta forma, a percepção dos gestores sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Correios. Já a etapa quantitativa, buscou conhecer a percepção dos colaboradores da mesma agência sobre o processo de avaliação de desempenho a partir da aplicação de um questionário. A análise das informações obtidas nas etapas qualitativa e quantitativa possibilitou uma série de contribuições para melhoria do método, do processo e da aplicação do instrumento de avaliação de desempenho oficial dos Correios, de forma a ajustá-lo a realidade da agência e com isso, transformá-lo em um instrumento de gestão mais efetivo. en
dc.format.extent 106 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Avaliação de Desempenho en
dc.subject Organizações Públicas en
dc.subject Efetividade en
dc.title Análise do processo de avaliação de desempenho: estudo de caso na Agência de Correios da Lagoa da Conceição en
dc.type TCCgrad en


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TCC ANDERSON ALESSIO.pdf 1.738Mb PDF View/Open PDF

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