Diferentes olhares: um "tour" com crianças pelo centro histórico da cidade

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Diferentes olhares: um "tour" com crianças pelo centro histórico da cidade

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Título: Diferentes olhares: um "tour" com crianças pelo centro histórico da cidade
Autor: Mund, Rafaela Tzelikis
Resumo: A cidade é local em que diversos tempos se inscrevem e contam histórias de sua ocupação e da diversidade que a conota. O centro histórico por sua vez é local onde esses variados tempos se evidenciam, pois apresenta elementos possíveis de serem vistos, lidos, sentidos, aspectos de sua história, daquilo que o constituiu e constitui, e que estão presentes nos cotidianos atuais de quem transita pelo local. Na condição de professora de crianças, com idades entre 7 e 9 anos, organizei um #tour# com elas pelo centro histórico, a fim de que explorassem o local, neste evento cada uma de posse de uma câmera digital, pôde olhar e fotografar o que viu, escolhendo três, das muitas fotografias produzidas, para apresentar ao grupo de colegas e a professora. As fotografias escolhidas por elas e os discursos - que foram registrados por mim em meu caderno de grupo - que emergiram durante o transitar, bem como os enunciados durante a aula de apresentação das imagens, foram documentos utilizados na pesquisa que objetivou analisar os diferentes olhares das crianças sobre o centro histórico da cidade. Optei por não deter as análises sobre cada imagem fotográfica em particular: analisarei os aspectos de um modo geral a partir das suas similaridades, em categorias que foram organizadas a partir de diferentes temas como: o religioso, os animais, as vistas da cidade, os pontos turísticos, as armas e a natureza. As análises desses documentos fundamentaram-se nas contribuições de autores como Lev Semenovitch Vigotski e do Círculo de Bakhtin, que possibilitaram entender as condições culturais, sociais e históricas das crianças e da professora e as relações estabelecidas entre elas e os diferentes contextos observados e vivenciados. Através de conceitos como: olhar estético, experiência, dialogia, discursos, dentre outros, foi possível perceber o lugar da fotografia como instrumento de produção de memórias, imaginação e, portanto, criação de novos e outros sentidos, fundamental à mudança nos olhares e modos de agir no mundo, com os outros.<br>Abstract : The city is a place where several times are inscribed and tell stories about its occupation and the diversity that implies to it. The historic center is the spot where this times are evidenced, therefore shows elements that can be seen, read, sensed, history aspects, of what it was made of and makes it, and thus, are present in the daily lives of those who wander around it. Being a teacher of children aged 7 to 9 years old, I organized a ¨tour¨ with them to the historic center so that they could explore this place. During this event with them, each one had a digital camera and could look and shoot at what they saw, choosing three from many pictures produced, to share with their classmates and the teacher. The pictures and speeches chosen by them # filed in my group book # and also emerged during this walk around as well as the enunciation during the class when they showed the images, were documents used in the research that aimed analyzing the different sights of the kids about the historic center of the town. I opted not to detain the analyses about each image in particular: I analyzed the aspects in a general way beginning from their similarities in categories that were organized according to different subjects such as: The religious, the animals, the sights of the city, the sight-seeing spots, the weapons and nature. The analyzes of this documents were build upon the contributions of authors such as Lev Semenovitch Vigotski and the circle of Bakhtin, making the way to understand the cultural, social and historic conditions of the children and the teacher and the relations established between them and the different contexts both lived and observed. Through concepts such as: aesthetic look, experience, dialogic, speeches among others, it was possible to distinguish the employment of photography as an instrument of memory and imagination production and therefore, the creation of new and other senses, fundamental to changing sights and ways of acting in the world, with others.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103442
Data: 2012


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