Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional

DSpace Repository

A- A A+

Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos en
dc.contributor.author Braglia, Israel de Alcântara en
dc.date.accessioned 2013-07-16T04:01:35Z
dc.date.available 2013-07-16T04:01:35Z
dc.date.issued 2013-07-16T04:01:35Z
dc.identifier.other 277990 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103287
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 en
dc.description.abstract A educação de caráter não presencial tem se apropriado das tecnologias de informação e comunicação e se expandido em todo mundo. Nesse contexto, destaca-se a relação entre design instrucional e design gráfico, que a partir da elaboração de conteúdos e produtos aplicados as mídias impressas e digitais apresenta potencialidades para o nicho de Educação a Distância. - EAD. O Design Gráfico, sobretudo, a partir das funções de informação e persuasão, age como o elo articulador entre o aluno e o educador a distância. Desse modo, esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, desenvolveu-se a partir de um método subdividido em quatro principais etapas, a saber: revisão da literatura, estudo de caso, discussão e conclusão. No estudo de caso, acompanhou-se as ações de design no contexto de concepção e implementação de uma disciplina de um MBA, de uma Instituição Privada, no período de novembro de 2008 a março de 2009. Foram detalhadas as etapas, as decisões projetuais e os resultados. Ao aprofundar a combinação entre o design gráfico e o design instrucional e apontar as especificidades que dão suporte ao desenvolvimento de materiais instrucionais, construção de hipermídias para a educação e implementação de cursos a distância, ressalta-se que as ações de design gráfico devem ocorrer de forma integrada e sistemática. As ações de design provindas da relação entre o design instrucional e o design gráfico são resultados do planejamento de mídias integradas. en
dc.format.extent 154 p.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Desenho grafico en
dc.subject.classification Tecnologia da informação en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Multímidia interativa en
dc.title Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
277990.pdf 20.89Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar