Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Berenice Santos |
en |
dc.contributor.author |
Braglia, Israel de Alcântara |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T04:01:35Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T04:01:35Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-16T04:01:35Z |
|
dc.identifier.other |
277990 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103287 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 |
en |
dc.description.abstract |
A educação de caráter não presencial tem se apropriado das tecnologias de informação e comunicação e se expandido em todo mundo. Nesse contexto, destaca-se a relação entre design instrucional e design gráfico, que a partir da elaboração de conteúdos e produtos aplicados as mídias impressas e digitais apresenta potencialidades para o nicho de Educação a Distância. - EAD. O Design Gráfico, sobretudo, a partir das funções de informação e persuasão, age como o elo articulador entre o aluno e o educador a distância. Desse modo, esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, desenvolveu-se a partir de um método subdividido em quatro principais etapas, a saber: revisão da literatura, estudo de caso, discussão e conclusão. No estudo de caso, acompanhou-se as ações de design no contexto de concepção e implementação de uma disciplina de um MBA, de uma Instituição Privada, no período de novembro de 2008 a março de 2009. Foram detalhadas as etapas, as decisões projetuais e os resultados. Ao aprofundar a combinação entre o design gráfico e o design instrucional e apontar as especificidades que dão suporte ao desenvolvimento de materiais instrucionais, construção de hipermídias para a educação e implementação de cursos a distância, ressalta-se que as ações de design gráfico devem ocorrer de forma integrada e sistemática. As ações de design provindas da relação entre o design instrucional e o design gráfico são resultados do planejamento de mídias integradas. |
en |
dc.format.extent |
154 p.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Desenho grafico |
en |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
en |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
en |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
en |
dc.title |
Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar