dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Marília Matos |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Mônica Renneberg da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T03:58:57Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T03:58:57Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-16T03:58:57Z |
|
dc.identifier.other |
277986 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103268 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 |
en |
dc.description.abstract |
A Educação a Distância encontra-se em constante ascensão, e tende a ser cada vez mais combinada às potencialidades das TICs. Nota-se uma baixa utilização das possibilidades tecnológicas e humanas, e, para que o aprendizado virtual seja efetivamente melhorado, existe a necessidade de maior preocupação com o Design do material didático, através da gestão da implementação e da adequação ao público-alvo. A riqueza visual e de experiência que os ambientes hipermidiáticos podem oferecer deveria ser utilizada para abranger diferentes tipos de inteligência e processos cognitivos, e no caso do aluno surdo, isto deveria ser ainda mais enfati-zado. A presente pesquisa busca responder como o Design Gráfico pode auxiliar na aplicação de estratégias ergonômicas e pedagógicas centradas no usuário no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem para o aluno surdo. Surge pela necessidade de evolução do Objeto de Aprendi-zagem do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem do Curso Le-tras/LIBRAS - o hiperlivro -, numa perspectiva teórica e aplicada da abordagem do Design. Neste estudo, o objetivo principal é compreender o processo de design em Objetos de Aprendizagem, com foco no hiper-livro, fundamentando-se nos resultados da avaliação de aspectos ergo-nômicos e pedagógicos da interface conforme a metodologia ergopeda-gógica, e a fundamentação teórica de todos os temas que embasam esta pesquisa. A partir dos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória e, partindo dos procedimentos técnicos, é considerada como estudo de caso e bibliográfica. Para alcançar os objetivos, além da revisão bibli-ográfica, da determinação dos métodos e técnicas de pesquisa, foram realizados questionários com especialistas para se chegar aos aspectos críticos da atual interface e, posteriormente, questionários com alunos do Curso Letras/LIBRAS para validar a qualidade da interface proposta. |
en |
dc.format.extent |
xix, 213 p.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Desenho grafico |
en |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
en |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
en |
dc.subject.classification |
Surdos - |
en |
dc.subject.classification |
Educacao |
en |
dc.title |
Contribuições do design para a evolução do hiperlivro do AVEA-LIBRAS: o processo de desenvolvimento de interfaces para objetos de aprendizagem |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |