Contribuições do design para a evolução do hiperlivro do AVEA-LIBRAS: o processo de desenvolvimento de interfaces para objetos de aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições do design para a evolução do hiperlivro do AVEA-LIBRAS: o processo de desenvolvimento de interfaces para objetos de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gonçalves, Marília Matos en
dc.contributor.author Silva, Mônica Renneberg da en
dc.date.accessioned 2013-07-16T03:58:57Z
dc.date.available 2013-07-16T03:58:57Z
dc.date.issued 2013-07-16T03:58:57Z
dc.identifier.other 277986 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103268
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010 en
dc.description.abstract A Educação a Distância encontra-se em constante ascensão, e tende a ser cada vez mais combinada às potencialidades das TICs. Nota-se uma baixa utilização das possibilidades tecnológicas e humanas, e, para que o aprendizado virtual seja efetivamente melhorado, existe a necessidade de maior preocupação com o Design do material didático, através da gestão da implementação e da adequação ao público-alvo. A riqueza visual e de experiência que os ambientes hipermidiáticos podem oferecer deveria ser utilizada para abranger diferentes tipos de inteligência e processos cognitivos, e no caso do aluno surdo, isto deveria ser ainda mais enfati-zado. A presente pesquisa busca responder como o Design Gráfico pode auxiliar na aplicação de estratégias ergonômicas e pedagógicas centradas no usuário no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem para o aluno surdo. Surge pela necessidade de evolução do Objeto de Aprendi-zagem do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem do Curso Le-tras/LIBRAS - o hiperlivro -, numa perspectiva teórica e aplicada da abordagem do Design. Neste estudo, o objetivo principal é compreender o processo de design em Objetos de Aprendizagem, com foco no hiper-livro, fundamentando-se nos resultados da avaliação de aspectos ergo-nômicos e pedagógicos da interface conforme a metodologia ergopeda-gógica, e a fundamentação teórica de todos os temas que embasam esta pesquisa. A partir dos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória e, partindo dos procedimentos técnicos, é considerada como estudo de caso e bibliográfica. Para alcançar os objetivos, além da revisão bibli-ográfica, da determinação dos métodos e técnicas de pesquisa, foram realizados questionários com especialistas para se chegar aos aspectos críticos da atual interface e, posteriormente, questionários com alunos do Curso Letras/LIBRAS para validar a qualidade da interface proposta. en
dc.format.extent xix, 213 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Desenho grafico en
dc.subject.classification Multímidia interativa en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Surdos - en
dc.subject.classification Educacao en
dc.title Contribuições do design para a evolução do hiperlivro do AVEA-LIBRAS: o processo de desenvolvimento de interfaces para objetos de aprendizagem en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
277986.pdf 34.80Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar