Cultura organizacional, fluxo de informações e gestão do conhecimento: um estudo de caso

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Cultura organizacional, fluxo de informações e gestão do conhecimento: um estudo de caso

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Título: Cultura organizacional, fluxo de informações e gestão do conhecimento: um estudo de caso
Autor: Altissimo, Tassiane Lückemeyer
Resumo: Este trabalho objetiva verificar a influência da cultura organizacional na gestão do conhecimento visto como recurso organizacional, onde fluxos informacionais, resultantes do processo de comunicação, podem possibilitar melhores resultados em ações nas organizações. Muitas estratégias são utilizadas para a transferência e compartilhamento das informações, como os processos de comunicação, utilizados para que o conhecimento seja disseminado, assimilado e utilizado em prol da organização, gerando assim a vantagem competitiva. Este estudo utilizou a leitura da cultura para observar a gestão do conhecimento e seus fluxos. Quanto aos procedimentos, o método de pesquisa é o estudo de caso e quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva. Como técnica de levantamento de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e semi-estruturadas, observação sistemática e análise documental. Para analisar os dados da pesquisa utilizou-se o modelo interpretativo. Os resultados mostraram que a organização pesquisada, de cultura familiar, influencia no fluxo de informações e na gestão do conhecimento. Esta influência ocorre em uma organização orientada para o conhecimento, com investimento em instrumentos de comunicação que viabilizam o fluxo das informações. Os quatro modos de conversão ocorrem resultando em uma gestão do conhecimento que corresponde às ações de criar, adquirir, compartilhar e utilizar o conhecimento. The present study aims to verify the influence of organizational culture in the management of knowledge faced as an organizational tool, where informational flows, resulting from the communication process, may enable better results in the actions of the organization. Manystrategies are used for the transference and sharing of information, as communication processes, used so that the acquired knowledge may be spread, assimilated and used in the benefit of the organization, thus generating the competitive advantage. This study used culture reading to observe the knowledge management and its flows. The research methods that are used in this study are the case and the descriptive method concerning procedures and objectives respectively. The data gathering was obtained through a questionnaire with both open and semi-structured questions, as well as, systematic observation and documental analysis. The interpretative model was used to analyze the research data. The results showed that the researched organization, a family-type organization, influences in the information flow and in the management of knowledge as a knowledge-oriented organization, which invests in communication tools that make the information flow possible, where the four conversion modes occur resulting in a knowledge management that corresponds to the actions of create, obtain, share and use knowledge.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103226
Data: 2009


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