Ambientes modulares: uma proposta de conceito para concepção de ambientes interativos com foco em usuários novatos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
en |
dc.contributor.author |
Dias, Lisandra de Andrade |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T03:18:57Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T03:18:57Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
en |
dc.identifier.other |
242948 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103182 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho buscou nos conhecimentos da cognição situada e de ambientes adaptativos e/ou adaptáveis base teórica para atingir seu objetivo geral: definir um conceito de concepção de ambiente interativo com uma visão antropocentrada e com ênfase em usuários novatos. A partir da fundamentação teórica concluiu-se que as técnicas e os métodos da hipermídia adaptativa e/ou adaptável associados aos conhecimentos de cognição situada, mais especificamente da aprendizagem situada e da consciência situada, podem contribuir para a concepção de ambientes interativos principalmente para esse perfil de usuário. A convergência desses conhecimentos levou à proposta de um conceito de concepção de ambientes interativos, o conceito de modularidade, que visa corroborar no design de interfaces condutivas e intuitivas para os usuários novatos. A proposta de modularidade de ambientes tem o intuito de flexibilizar os ambientes interativos permitindo ao usuário a tomada de decisão durante a interação, uma abordagem antropocentrada. Essa adaptabilidade dos ambientes interativos pode permitir ao usuário a escolha de perfil para interação e, rompe com o paradigma tecnocentrado desses ambientes. O conceito de modularidade visa à simplificação de interfaces, com a organização e a pertinência de suas ferramentas em relação à tarefa a ser realizada. Esses fatores podem facilitar o desempenho dos usuários novatos, favorecendo na compreensão e na memorização das ferramentas, logo, no aprendizado da interface. Para a avaliação da proposta do conceito de ambientes modulares foi realizada uma avaliação ergonômica de usabilidade do tipo ensaios de interação. E, como modelo de análise optou-se por uma adaptação de um ambiente, já existente, de ensino a distância - TelEduc. |
en |
dc.format.extent |
1 v| il., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
en |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
en |
dc.subject.classification |
Cognição |
en |
dc.title |
Ambientes modulares: uma proposta de conceito para concepção de ambientes interativos com foco em usuários novatos |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar