Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais

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Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Maia, Luiz Fernando Jacintho en
dc.contributor.author Albino, Sirlei de Fátima en
dc.date.accessioned 2013-07-16T03:11:17Z
dc.date.available 2013-07-16T03:11:17Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 en
dc.identifier.other 225787 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146
dc.description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo evolutivo, norteado pelo método clinico piagetiano, onde quarenta crianças de primeira a quarta série, na faixa etária entre sete e dez anos, sendo dez crianças de cada idade, foram submetidas a seções de criação de textos manuscritos e digitados. Buscou-se desvendar o que acontece com o processo criativo de crianças quando estimulados a criar diretamente em um editor de textos. Foram criadas três categorias de análise: a relação criança x computador, a percepção infantil frente ao trabalho desenvolvido e a análise das produções textuais digitadas e manuscritas. Verificou-se, na primeira categoria, que estas crianças tem um profundo respeito pela máquina, acreditando ser ela a solução para vários problemas escolares, preocupa a influência dos jogos eletrônicos, que segundo Setzer, leva o ser humano a um processo de "animalização", bem como o uso indiscriminado da Internet, que prejudica o desenvolvimento da moral infantil, através das ações de plagiar material encontrado na rede. Na segunda categoria, de acordo com os princípios piagetianos, destaca-se o julgamento através da moral objetiva em crianças de sete e oito anos de idade, julgando o texto digitado melhor apenas em virtude de seu layout final, enquanto que nos indivíduos da faixa etária entre nove e dez anos, há a aplicação da moral subjetiva - segundo as intenções: conseguem diferenciar criticamente o texto digitado do manuscrito. Na terceira categoria constata-se o processo de reatividade que toma conta de crianças quando estão usando o computador. Concluindo destaca-se a identificação da moral heterônoma em crianças de sete e oito anos e da moral autônoma, nas idades de nove e dez anos. Destaca-se a relação de submissão que o computador desperta no indivíduo. Atribui-se ao educador a árdua tarefa de desmistificar este poder computacional, de proporcionar aos educandos, condições para desenvolver a capacidade de diferenciar e reconhecer as escalas de valores, de modo que, o indivíduo perceba como o seu papel no manuseio do computador é fundamental e não o contrário. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) en
dc.subject.classification Editor de textos (Programas de computador) en
dc.subject.classification Piaget, Método Clínico en
dc.title Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais en
dc.type Tese (Doutorado) en


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