Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ramos, Edla Maria Faust en
dc.contributor.author Oliveira, Augusto César Melo de en
dc.date.accessioned 2013-07-16T03:00:27Z
dc.date.available 2013-07-16T03:00:27Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 246936 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação en
dc.description.abstract Existem desenvolvedores de software que acreditam que uma interface é apenas para apresentar de maneira mais amigável, bonita e fácil, as funcionalidades providas pelo software. Entretanto, assim como existe uma relação de influencia mutua entre pensamento e linguagem, a interface do software pode influenciar numa atividade cognitiva suportada pelo computador. Este trabalho mostra uma forma de auxiliar o design de interfaces para sistemas de aprendizagem de apoio ao pensamento critico, através da abordagem da Engenharia Semiótica e suas derivações, onde a interface é uma mensagem unilateral do designer para o usuário. O Design desses sistemas é baseado num modelo computacional que aplica a Teoria da Atividade e a Pedagogia do Julgamento. Nesse contexto a interface pode contribuir diretamente no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Essa proposta de design de interface é aplicada num software web que implementa a atividade de Crítica ao Conhecimento. en
dc.format.extent 1 v.| ils., tab. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Informatica en
dc.subject.classification Ciência da computação en
dc.subject.classification Interfaces de usuário (Sistemas de computação) en
dc.subject.classification Interfaces (Computador) en
dc.subject.classification Java (Linguagem de programação de computador) en
dc.title Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Komosinski, Leandro Jose en


Files in this item

Files Size Format View
246936.pdf 914.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar