Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Edla Maria Faust |
en |
dc.contributor.author |
Oliveira, Augusto César Melo de |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T03:00:27Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T03:00:27Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
246936 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
en |
dc.description.abstract |
Existem desenvolvedores de software que acreditam que uma interface é apenas para apresentar de maneira mais amigável, bonita e fácil, as funcionalidades providas pelo software. Entretanto, assim como existe uma relação de influencia mutua entre pensamento e linguagem, a interface do software pode influenciar numa atividade cognitiva suportada pelo computador. Este trabalho mostra uma forma de auxiliar o design de interfaces para sistemas de aprendizagem de apoio ao pensamento critico, através da abordagem da Engenharia Semiótica e suas derivações, onde a interface é uma mensagem unilateral do designer para o usuário. O Design desses sistemas é baseado num modelo computacional que aplica a Teoria da Atividade e a Pedagogia do Julgamento. Nesse contexto a interface pode contribuir diretamente no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Essa proposta de design de interface é aplicada num software web que implementa a atividade de Crítica ao Conhecimento. |
en |
dc.format.extent |
1 v.| ils., tab. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Informatica |
en |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
en |
dc.subject.classification |
Interfaces de usuário (Sistemas de computação) |
en |
dc.subject.classification |
Interfaces (Computador) |
en |
dc.subject.classification |
Java (Linguagem de programação de computador) |
en |
dc.title |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Komosinski, Leandro Jose |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar