Meios e técnicas para a formação do administrador, segundo a percepção dos profissionais da área de recursos humanos

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Meios e técnicas para a formação do administrador, segundo a percepção dos profissionais da área de recursos humanos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Barros, Nelci Moreira de en
dc.contributor.author Nogueira Filho, Vicente en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:51:58Z
dc.date.available 2013-07-16T02:51:58Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 225788 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103084
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Considera-se que a atual formação dos administradores de empresas, propiciada pelas faculdades, não está adequada às exigências profissionais, ao ingressar aqueles no mercado de trabalho. Tal constatação é abordada, assim, na Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração: "Os cursos de Administração não estão preparando convenientemente o administrador para enfrentar os desafios do mercado de trabalho" (Pesquisa Nacional, 2003, p. 32-33). A expectativa das organizações é a de selecionar e contratar profissionais com habilidades pessoais e interpessoais; buscar executivos capazes de planejar e executar projetos, que possuam sólida visão crítica, além de outras competências. Mas essa expectativa não está sendo atendida plenamente. Diante disso, o presente estudo propõe identificar a formação requerida do administrador segundo as exigências do mercado, analisando as competências e deficiências, segundo os profissionais da área de Recursos Humanos. Para conhecimento do perfil atual do administrador, foi utilizada a Pesquisa Nacional de 2003, para a qual é necessário que o profissional de Administração de Empresas seja articulador, tenha sinergia e visão sistêmica. Além de que deve ser líder eficaz, negociador de conflitos e interesses, com criatividade para tomar decisões e zelo pelo clima da organização. Porém, falta-lhe em toda a formação educacional estímulo à criatividade, à inovação e à discussão, trazendo-lhe dificuldades à sua atuação profissional. No concernente às Instituições de Ensino Superior (IES), Xavier (1997) afirma que há vários questionamentos quanto à qualidade dos serviços prestados por elas e à necessidade de repensá-las, preparando-as para as transformações que se impõem. Analisando-se a qualidade de ensino do curso de Administração, aponta-se um conjunto de fatores que podem ser resumidos em percepções diferentes do problema: dos empresários e dos gestores de recursos humanos; dos alunos e dos professores, como apontado na Pesquisa Nacional (2003). A presente proposta almeja, pela identificação do perfil adequado ao profissional de Administração de Empresas, a possibilidade de fornecer às IES subsídios que as auxiliem na análise, atualização e adequação de seu sistema de ensino. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória, de caráter documental, com os profissionais de Recursos Humanos, apoiada em coleta de informações empregando amostra intencional, a fim de identificar as competências profissionais de que o administrador necessita e quais delas não são encontradas nos formados em Administração. O objetivo é suprir o que falta, para ajustar a formação às exigências do mercado. Participaram da pesquisa sete empresas, sendo duas de médio porte, e as demais de grande porte. Três das sete empresas atuam na área industrial, duas como Prestadoras de Serviço, uma é de Telecomunicações e a outra de Comércio Atacadista/Varejista. Constatou-se que o recém-formado não atende, em sua totalidade, às necessidades do mercado profissional. Está aquém das exigências para o desempenho das funções em todos os níveis hierárquicos (técnico, gerencial e de direção) e, em geral, encontra-se mais próximo do nível exigido para a função técnica. A forma de treinamento mais adotada pelas empresas pesquisadas, para suprimir as deficiências do profissional, é o curso interno, se comparado às demais alternativas de desenvolvimento. en
dc.format.extent 145 f..| tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Administradores en
dc.subject.classification Formação profissional en
dc.subject.classification Competencia en
dc.subject.classification (Autoridade legal) en
dc.subject.classification Mercado de trabalho en
dc.subject.classification Administração de empresas en
dc.subject.classification Curriculos en
dc.title Meios e técnicas para a formação do administrador, segundo a percepção dos profissionais da área de recursos humanos en
dc.type Tese (Doutorado) en


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