O processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral: uma aplicação para mercados maduros

DSpace Repository

A- A A+

O processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral: uma aplicação para mercados maduros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de en
dc.contributor.author Kilian, Ana Paula Varela en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:37:50Z
dc.date.available 2013-07-16T02:37:50Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 222444 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103005
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A presente pesquisa aborda primeiramente, a questão do processo de geração de idéias sob diversos aspectos. Num segundo momento, aborda o processo sob o ponto de vista do pensamento lateral, foco de nossa pesquisa. O estudo se propõe, a descrever os diversos conceitos fundamentados na literatura consultada que envolve o tema. Descreve como se dá o processo de inovação, abordando a necessidade de inovar, o processo de inovação em si, seus conceitos, tipologias e modelos, sob a visão de alguns autores. Apresenta também algumas práticas de empresas inovadoras, seguido por um quadro de estudo multi-casos que aborda as estratégias de estímulo à inovação de grandes empresas, nos níveis individual, grupal, organizacional e também interorganizacional. A pesquisa estuda também, a geração de idéias tanto sob um aspecto racional, lógico quanto sob um aspecto criativo, lateral. Para tanto, descreve como as empresas trabalham a geração de idéias, quais as fontes geradoras deste processo. Apresenta o processo da criatividade, seus conceitos, modelos, barreiras e fatores facilitadores do mesmo. Compara as abordagens racional e lateral do pensamento organizacional. A pesquisa apresenta também quadros modelos explicativos, que podem auxiliar as empresas na introdução de técnicas do pensamento lateral em seus processos de geração de novas idéias. A conclusão do estudo identifica alguns fatores que contribuem ou não para facilitar o processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral. Apresenta também, algumas sugestões que podem ser trabalhadas num futuro estudo ou por outros pesquisadores en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Criatividade en
dc.subject.classification Ideia en
dc.subject.classification (Filosofia) en
dc.subject.classification Competitividade en
dc.title O processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral: uma aplicação para mercados maduros en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
222444.pdf 1.287Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar