O processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral: uma aplicação para mercados maduros
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Abreu, Aline França de |
en |
dc.contributor.author |
Kilian, Ana Paula Varela |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:37:50Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T02:37:50Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
222444 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103005 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa aborda primeiramente, a questão do processo de geração de idéias sob diversos aspectos. Num segundo momento, aborda o processo sob o ponto de vista do pensamento lateral, foco de nossa pesquisa. O estudo se propõe, a descrever os diversos conceitos fundamentados na literatura consultada que envolve o tema. Descreve como se dá o processo de inovação, abordando a necessidade de inovar, o processo de inovação em si, seus conceitos, tipologias e modelos, sob a visão de alguns autores. Apresenta também algumas práticas de empresas inovadoras, seguido por um quadro de estudo multi-casos que aborda as estratégias de estímulo à inovação de grandes empresas, nos níveis individual, grupal, organizacional e também interorganizacional. A pesquisa estuda também, a geração de idéias tanto sob um aspecto racional, lógico quanto sob um aspecto criativo, lateral. Para tanto, descreve como as empresas trabalham a geração de idéias, quais as fontes geradoras deste processo. Apresenta o processo da criatividade, seus conceitos, modelos, barreiras e fatores facilitadores do mesmo. Compara as abordagens racional e lateral do pensamento organizacional. A pesquisa apresenta também quadros modelos explicativos, que podem auxiliar as empresas na introdução de técnicas do pensamento lateral em seus processos de geração de novas idéias. A conclusão do estudo identifica alguns fatores que contribuem ou não para facilitar o processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral. Apresenta também, algumas sugestões que podem ser trabalhadas num futuro estudo ou por outros pesquisadores |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Criatividade |
en |
dc.subject.classification |
Ideia |
en |
dc.subject.classification |
(Filosofia) |
en |
dc.subject.classification |
Competitividade |
en |
dc.title |
O processo de geração de idéias fundamentado no pensamento lateral: uma aplicação para mercados maduros |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar