Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)

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Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gontijo, Leila Amaral en
dc.contributor.author Vergara, Lizandra Garcia Lupi en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:19:16Z
dc.date.available 2013-07-16T02:19:16Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 223711 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A partir da avaliação do desempenho de alunos de Design em Ergonomia, o presente trabalho de pesquisa propõe modificações no processo de ensino-aprendizagem, que possam vir a contribuir com a melhor aplicação dos conceitos ergonômicos durante o processo de desenvolvimento de produtos industriais. Para tanto, são levantadas informações de caracterização e estruturação curricular das Instituições de Ensino Superior da área de Design existentes no país, assim como são comparadas as particularidades de uma amostra de cursos de Design de Produto, especificamente na Região Sul, para o conhecimento das condições gerais de ensino e avaliação do desempenho dos alunos. A metodologia adotada pela pesquisa utiliza uma ferramenta estatística de análise de itens - a Teoria de Resposta ao Item (TRI), normalmente aplicada em avaliações educacionais na análise do nível de aprendizagem dos alunos. A partir da associação entre as condições de ensino das Instituições e o desempenho em Ergonomia apresentado pelos alunos em diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem, foi possível identificar aspectos significativos relacionados aos conteúdos programáticos da disciplina de Ergonomia, assim como estabelecer um modelo de recomendação mínima de estruturação curricular dos cursos de Design de Produto. Foram sugeridas ainda mudanças no processo pedagógico utilizado, principalmente no que diz respeito à aplicação dos princípios da interdisciplinaridade, que propõe maior interação entre as disciplinas do curso. A intenção é permitir que a Relação Design-Ergonomia possa ocorrer desde o início do processo de desenvolvimento projetual, melhorando a qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de Design de Produto. en
dc.format.extent 186 f.| grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ergonomia en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Projeto de produto en
dc.subject.classification Ensino en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Desenho industrial en
dc.title Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI) en
dc.type Tese (Doutorado) en


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