Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
en |
dc.contributor.author |
Vergara, Lizandra Garcia Lupi |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:19:16Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T02:19:16Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
223711 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
A partir da avaliação do desempenho de alunos de Design em Ergonomia, o presente trabalho de pesquisa propõe modificações no processo de ensino-aprendizagem, que possam vir a contribuir com a melhor aplicação dos conceitos ergonômicos durante o processo de desenvolvimento de produtos industriais. Para tanto, são levantadas informações de caracterização e estruturação curricular das Instituições de Ensino Superior da área de Design existentes no país, assim como são comparadas as particularidades de uma amostra de cursos de Design de Produto, especificamente na Região Sul, para o conhecimento das condições gerais de ensino e avaliação do desempenho dos alunos. A metodologia adotada pela pesquisa utiliza uma ferramenta estatística de análise de itens - a Teoria de Resposta ao Item (TRI), normalmente aplicada em avaliações educacionais na análise do nível de aprendizagem dos alunos. A partir da associação entre as condições de ensino das Instituições e o desempenho em Ergonomia apresentado pelos alunos em diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem, foi possível identificar aspectos significativos relacionados aos conteúdos programáticos da disciplina de Ergonomia, assim como estabelecer um modelo de recomendação mínima de estruturação curricular dos cursos de Design de Produto. Foram sugeridas ainda mudanças no processo pedagógico utilizado, principalmente no que diz respeito à aplicação dos princípios da interdisciplinaridade, que propõe maior interação entre as disciplinas do curso. A intenção é permitir que a Relação Design-Ergonomia possa ocorrer desde o início do processo de desenvolvimento projetual, melhorando a qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de Design de Produto. |
en |
dc.format.extent |
186 f.| grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Projeto de produto |
en |
dc.subject.classification |
Ensino |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.subject.classification |
Desenho industrial |
en |
dc.title |
Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI) |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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