A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional

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A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gonçalves, Mirian Buss en
dc.contributor.author Zuchi, Ivanete en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:14:09Z
dc.date.available 2013-07-16T02:14:09Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 223452 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102893
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract As dificuldades relativas ao ensino e aprendizagem do cálculo são, freqüentemente, objetos de pesquisa em nível nacional e internacional. Estas pesquisas abordam o problema sob diversas perspectivas e em vários contextos, oferecendo elementos que permitam a análise das dificuldades detectadas. Este trabalho parte das premissas que há um obstáculo no processo de ensino-aprendizagem do conceito de limite e o desenvolvimento de uma nova metodologia pode contribuir de maneira significativa no conteúdo em questão. Com esse entendimento, o presente trabalho visa realizar um estudo sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem do conceito de limite e propor alternativas para minimizá-las. Estas alternativas envolvem a integração de duas áreas: a Didática da Matemática e a Inteligência Artificial (IA). A Teoria das Situações, proposta por Brousseau, foi o referencial teórico da concepção e aplicação de uma seqüência didática do conceito de limite. Essa seqüência foi desenvolvida, inicialmente, no ambiente lápis e papel e após num ambiente informatizado utilizando-se os recursos da Inteligência Artificial. O uso dos recursos da IA na educação possibilitou o desenvolvimento de pesquisas dedicadas aos Sistemas Tutoriais Inteligentes. Um dos objetivos desses tutoriais é criar condições favoráveis à construção, pelo aluno, de conhecimentos aceitáveis referentes a um objeto de ensino, assegurando-lhe feedback permanente. Desenvolver uma seqüência didática em um sistema tutorial inteligente constitui uma ferramenta, em potencial, para o ensino-aprendizagem do conceito de limite. O diferencial introduzido na metodologia aqui proposta é a conexão do conceito de limite sob a ótica da aproximação e cinemática que pode ser realizada através dos recursos do sistema tutorial inteligente e ou até mesmo numa seqüência didática no ambiente lápis e papel. As seqüências didáticas foram aplicadas em turmas do Centro Tecnológico da Universidade Estadual de Santa Catarina. Com os resultados obtidos nas experimentações realizadas foi possível identificar as contribuições desse trabalho no processo de ensino e aprendizagem do conceito de limite. en
dc.format.extent 254 f.| il., grafs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Calculo en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes en
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador en
dc.title A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Carvalho, Neri Terezinha Both en


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