Modelo para a simulação de cenários: uma aplicação em instituição de ensino superior privada

DSpace Repository

A- A A+

Modelo para a simulação de cenários: uma aplicação em instituição de ensino superior privada

Show full item record

Title: Modelo para a simulação de cenários: uma aplicação em instituição de ensino superior privada
Author: Rojo, Claudio Antonio
Abstract: O propósito dessa tese está na simulação de cenários. Buscou-se exemplificar com o direcionamento dos estudos sobre os elementos relacionados com as instituições de ensino superior da iniciativa privada. O objeto de estudo foca a relação educação como negócio e as variáveis de tomada de decisão estratégica. Dentre os elementos decisoriais sugere-se o mercado, a imagem institucional, a concorrência, o sistema de registros internos, a pesquisa, a avaliação institucional, a mensuração da demanda atual e futura do mercado, os produtos e a matriz BCG das UEN - unidades estratégicas de negócios e a comunicação com o público interno e externo. Porém, para construir o modelo para simulação de cenários para a IES privada aplicou-se a técnica Delphi, que possibilitou a obtenção dos elementos que compõem, na visão de um grupo de dirigentes de organizações concorrentes do setor de pós-graduaçào em nível de especialização lato sensu, por amostragem, as variáveis críticas que esses dirigentes consideram como sendo necessárias para dar suporte estratégico, auxiliando assim, para compor o modelo. Após compilar os dados obtidos com os dirigentes, pôde-se elaborar um modelo que envolve os elementos que dão o suporte necessário para a simulação dos cenários para a IES privada, contribuindo, portanto, com a geração de possibilidades de tomadas de decisões estratégicas com base em possibilidades futuras: os cenários.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102892
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
222940.pdf 1.101Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar