Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
en |
dc.contributor.author |
Padilha, Thereza Patrícia Pereira |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:12:03Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T02:12:03Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221659 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
en |
dc.description.abstract |
A facilidade de comunicação introduzida pelo avanço das redes de comunicação tem viabilizado o desenvolvimento de vários ambientes de aprendizado colaborativo para a Educação a Distância via Internet. Esse avanço tem possibilitado a interação síncrona e assíncrona entre os participantes (aluno-aluno ou aluno-professor), independentemente de tempo e local. Um importante tópico de pesquisa relacionado com os ambientes de aprendizado colaborativo diz respeito à análise das interações dos alunos na execução das atividades. Muitas interações de alunos no aprendizado colaborativo podem ser capturadas e armazenadas num banco de dados para análises futuras. Entretanto, a extração de informações úteis nesse banco é quase impossível sem o uso de técnicas de mineração. Este trabalho propõe um modelo de análise das interações dos alunos que integra técnicas de mineração de textos e de dados para identificar o desempenho de colaboração. Dentre as interações analisadas, existem índices quantitativos, que fornecem um aspecto numérico das interações realizadas e índices qualitativos, que representam aspectos cognitivos e sociais das interações. A técnica de mineração de textos atua como uma forma alternativa para categorizar as intenções dos alunos em interações textuais de acordo com a taxonomia de Soller. A técnica de mineração de dados, por sua vez, encontra padrões de classificação para a construção de relatórios de desempenho em três níveis de detalhamento: inter-grupos, grupos e alunos. O modelo proposto foi incorporado ao ambiente de aprendizado colaborativo RESOLVE que dispõe das ferramentas de comunicação chat, editor de texto, votação e agenda para a resolução de problemas. A arquitetura, os aspectos da implementação e as interfaces desse ambiente são apresentados. Experimentos, com dez grupos de três pessoas cada, foram realizados para verificar a viabilidade do modelo, que se mostrou eficiente para auxiliar o professor no acompanhamento das atividades desempenhadas pelos alunos. |
en |
dc.format.extent |
xv, 185 f.| il., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
en |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Mineração de dados (Computação) |
en |
dc.title |
Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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