Processo de estresse em mestrandos

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Processo de estresse em mestrandos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Zanelli, José Carlos en
dc.contributor.author Schillings, Angela Izabel en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:05:54Z
dc.date.available 2013-07-16T02:05:54Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221398 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102851
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia en
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou identificar fatores estressores entre mestrandos que efetuavam um programa de mestrado na área de Filosofia e Ciências Humanas de uma Instituição de Ensino Superior pública, no sul do país. 54,8% dos mestrandos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas responderam ao Inventário de Stress para Adultos de Lipp, de Marilda Novaes Lipp e a um questionário sobre estressores externos, confeccionado para essa finalidade, de acordo com variáveis retiradas da literatura sobre estresse. Os resultados demonstraram a presença de processo de estresse em 62,4% da amostra. A amostra foi composta por quase duas vezes mais mulheres do que homens, sendo uma população eminentemente de adultos jovens, e os índices mais elevados de estresse situaram-se na faixa etária de 26 a 30 anos. A incidência de estresse no sexo feminino foi superior à do sexo masculino. Constatou-se ocorrência de estresse nos mestrandos dos seis programas de mestrado pesquisados, sendo que os índices mais altos ocorreram entre os sujeitos do mestrado em Antropologia Social (73,3%) e os mais baixos entre os mestrandos de Filosofia (46,4%). Os resultados mostram que os relacionamentos estabelecidos pelos mestrandos com seus colegas e professores foram geradores de estresse, pois os índices mais elevados estão entre os alunos que consideraram insatisfatórias essas relações. O tempo para efetuar as leituras do mestrado foi considerado insuficiente pela maioria dos sujeitos e foi maior a incidência de estresse quanto mais insuficiente esse tempo. Foi verificada relação entre processo de estresse e grau de satisfação com as atividades acadêmicas. Conclui-se que nas relações estabelecidas com a família de origem e com as relações de amizade, quanto maior o grau de insatisfação maior a incidência de processo de estresse. Com relação à freqüência das atividades físicas e de lazer o índice de insatisfação também foi elevado e os sujeitos que apresentaram maior nível de insatisfação nesse aspecto apresentaram maior percentual de estresse. Quase metade dos mestrandos possui outra atividade profissional, paralela ao mestrado, e a renda mensal recebida por grande parte dos mestrandos é de até R$1.500,00, sendo que 57,4% ganham até R$1.000,00. Quanto mais insuficiente a renda em relação às necessidades dos mestrandos, maiores os percentuais de processo de estresse. Quanto às fases do processo de estresse constatou-se a predominância da fase de resistência com prevalência de sintomas psicológicos. A pesquisa conclui que existem índices bastante elevados de processo de estresse, podendo gerar reflexos negativos na qualidade de vida da população pesquisada. en
dc.format.extent 110 f.| tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Psicologia en
dc.subject.classification Stress (Psicologia) en
dc.subject.classification Pós-graduação en
dc.title Processo de estresse em mestrandos en
dc.type Dissertação(Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Lhullier, Louise A en


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