Método para implementação de cadeia produtiva para a comercialização de produtos orgânicos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Método para implementação de cadeia produtiva para a comercialização de produtos orgânicos

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rados, Gregório Jean Varvakis en
dc.contributor.author Balerini, Heladio en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:01:11Z
dc.date.available 2013-07-16T02:01:11Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213970 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102823
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Observa-se uma demanda crescente para produtos orgânicos, fazendo com que a produção e comercialização dos mesmos, possam e devam acompanhar as exigências dos consumidores em quantidades, variedades e qualidade, oferecendo oportunidades para novos empreendimentos no agronegócio, proporcionando novas estratégias para novos segmentos de mercado. O objetivo deste trabalho é apresentar um método para implementação de cadeia produtiva para a comercialização de produtos orgânicos que é suportado por um processo ao longo de quatro etapas do método proposto que se inicia na identificação do mercado e na seqüência de suas etapas, definir, implementar e operacionalizar a cadeia produtiva. Após detalhamento das etapas do método proposto, apresenta-se a viabilidade de aplicação do mesmo, bem como as características observadas na aplicação. Características estas, obtidas junto aos produtores, pontos de venda e consumidores de produtos hortifrutigranjeiros e orgânicos da região de Cascavel. Na coleta de dados observou-se grande potencial para a comercialização de produtos orgânicos, apontando também, a existência de produção em baixa escala, resultado principalmente da falta de estruturação da cadeia produtiva de orgânicos. Observou-se contudo que há condições para a implementação da cadeia produtiva, caso haja maior promoção da integração entre produção e comercialização, através da implementação de um sistema de distribuição eficaz. Todas estas etapas e processos estão voltados para proporcionar vantagem competitiva para as organizações que comercializam produtos orgânicos, que acreditaram e acreditam no sucesso de seu empreendimento. en
dc.format.extent 167 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Produtos orgânicos en
dc.subject.classification Comercialização en
dc.subject.classification Competitividade en
dc.title Método para implementação de cadeia produtiva para a comercialização de produtos orgânicos en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
213970.pdf 0bytes PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar