Participação das familias no cotidiano escolar: significados e práticas de pais e professores

DSpace Repository

A- A A+

Participação das familias no cotidiano escolar: significados e práticas de pais e professores

Show full item record

Title: Participação das familias no cotidiano escolar: significados e práticas de pais e professores
Author: Anjos, Letícia Merentina dos
Abstract: Considerando a legislação brasileira que estabelece entre seus princípios a promoção de atividades nas escolas que colaborem com a integração e a participação dos pais ou responsáveis nos processos educativos de seus filhos, buscamos investigar no decorrer desta pesquisa a dinâmica existente no cotidiano escolar referente à participação das famílias, buscando dar visibilidade às práticas de criação e resistência às políticas educacionais vigentes e o movimento de constituição desse processo de participação familiar no âmbito de uma escola pública pertencente à rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Através de procedimentos metodológicos de cunho qualitativo, constatamos que a abertura da escola para as famílias, conforme proposta na legislação, vem ocorrendo na unidade investigada de forma limitada. Se, por um lado, os professores valorizam a participação dos pais por ações no âmbito doméstico que possam favorecer o processo de aprendizagem, por outro têm restrições quanto à permanência das famílias na instituição, podendo vir a exercer atitudes fiscalizadoras. A presença dos pais nos eventos promovidos pela escola e a sua participação em espaços como a APP, acabam por configurar a trama que revela o jogo de forças que se estabelecem no cotidiano escolar.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Não possui arquivo digital com a dissertação completa
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102757
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar