TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas en
dc.contributor.author Vanzin, Tarcisio en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:45:57Z
dc.date.available 2013-07-16T01:45:57Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221890 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102729
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Esta tese trata da proposta de um modelo de ambiente hipermidiático de aprendizagem de Geometria apoiado na Teoria da Cognição Situada, com tratamento de erros. O modelo proposto recebeu o nome de TEHCo (Tratamento de Erro baseado em Habilidades Cognitivas) porque incorpora, de forma adaptada, a taxionomia dos erros humanos utilizada no modelo GEMS de Reason (2002) que qualifica os erros humanos segundo três níveis de habilidades cognitivas. O modelo identifica os erros cometidos pelos alunos por dois caminhos: o primeiro se dá pela escolha que o aluno faz na biblioteca de respostas propostas pela equipe de experts no domínio e o segundo pela inferência que o sistema faz quanto ao nível de conhecimento do aluno. A resultante deste cruzamento possibilita o enquadramento na taxionomia de erros e deflagra ações de ajuste no aprendizado do aluno através do oferecimento de conteúdos pedagógicos suplementares. O modelo não trata os lapsos e deslizes como erros, uma vez que são ocorrências que atingem aqueles que conhecem o tema e classifica os erros em duas categorias: erros humanos baseados na falta de conhecimento e os erros baseados em inadequadas aplicações de regras ou normas. O modelo TEHCo faz distinção, também quanto ao conhecimento declarativo e procedural e não faz a associação dos erros com a incapacidade do aluno, mas assume-os como sinais de que, ao ocorrerem, estão emitindo alertas de que aquela etapa do aprendizado requer maior atenção. Essa dinâmica se dá em situações de aprendizagem virtual onde o ambiente induz à participação e interação entre os atores da comunidade de aprendizagem. Esta pesquisa explora a possibilidade de utilização da natureza qualitativa dos erros humanos em ambientes hipermidiáticos e busca demonstrar que, nos processos de aprendizagem mediada por tecnologias, é possível abordar as diferentes facetas que pode assumir o erro humano. O campo de aplicação, eleito foi o da aprendizagem da parte da Geometria que trata de Superfícies Geométricas por ser um tema de relevante importância para a prática profissional de Engenharia e Arquitetura. A sustentação teórica da aprendizagem segundo este modelo, se faz pela Teoria da Cognição Situada. en
dc.format.extent 188 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Geometria en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Multímidia interativa en
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador en
dc.title TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada en
dc.type Tese (Doutorado) en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
221890.pdf 1.949Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar