TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
en |
dc.contributor.author |
Vanzin, Tarcisio |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:45:57Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T01:45:57Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221890 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102729 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Esta tese trata da proposta de um modelo de ambiente hipermidiático de aprendizagem de Geometria apoiado na Teoria da Cognição Situada, com tratamento de erros. O modelo proposto recebeu o nome de TEHCo (Tratamento de Erro baseado em Habilidades Cognitivas) porque incorpora, de forma adaptada, a taxionomia dos erros humanos utilizada no modelo GEMS de Reason (2002) que qualifica os erros humanos segundo três níveis de habilidades cognitivas. O modelo identifica os erros cometidos pelos alunos por dois caminhos: o primeiro se dá pela escolha que o aluno faz na biblioteca de respostas propostas pela equipe de experts no domínio e o segundo pela inferência que o sistema faz quanto ao nível de conhecimento do aluno. A resultante deste cruzamento possibilita o enquadramento na taxionomia de erros e deflagra ações de ajuste no aprendizado do aluno através do oferecimento de conteúdos pedagógicos suplementares. O modelo não trata os lapsos e deslizes como erros, uma vez que são ocorrências que atingem aqueles que conhecem o tema e classifica os erros em duas categorias: erros humanos baseados na falta de conhecimento e os erros baseados em inadequadas aplicações de regras ou normas. O modelo TEHCo faz distinção, também quanto ao conhecimento declarativo e procedural e não faz a associação dos erros com a incapacidade do aluno, mas assume-os como sinais de que, ao ocorrerem, estão emitindo alertas de que aquela etapa do aprendizado requer maior atenção. Essa dinâmica se dá em situações de aprendizagem virtual onde o ambiente induz à participação e interação entre os atores da comunidade de aprendizagem. Esta pesquisa explora a possibilidade de utilização da natureza qualitativa dos erros humanos em ambientes hipermidiáticos e busca demonstrar que, nos processos de aprendizagem mediada por tecnologias, é possível abordar as diferentes facetas que pode assumir o erro humano. O campo de aplicação, eleito foi o da aprendizagem da parte da Geometria que trata de Superfícies Geométricas por ser um tema de relevante importância para a prática profissional de Engenharia e Arquitetura. A sustentação teórica da aprendizagem segundo este modelo, se faz pela Teoria da Cognição Situada. |
en |
dc.format.extent |
188 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Geometria |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
en |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
en |
dc.title |
TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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