E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica

DSpace Repository

A- A A+

E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Martins Rodriguez, Alejandro en
dc.contributor.author Tobal, Ada Mariza en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:44:50Z
dc.date.available 2013-07-16T01:44:50Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213953 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Esta tese tem como objetivo geral desenvolver um modelo de curso para fortalecer a capacitação dos professores da educação básica, usando, para tanto, o e-learning educacional, tendo a internet como mídia principal e como cenário o site da Secretaria de Educação de Santa Catarina. Os potenciais cursistas são os professores da rede pública de ensino do estado, até então capacitados na modalidade presencial. Para que este objetivo fosse alcançado, buscou-se, primeiramente, apresentar o referencial teórico sobre educação no modo presencial, a distância, sempre em consonância com a legislação que lhe dá amparo legal. Descreveram-se 15 cases de educação corporativa, que utilizam o e-learning como possibilidade exitosa de treinamento dos seus funcionários. No sentido de contextualizar a viabilidade da proposta, foi analisada a capacitação ofertada aos professores nos últimos dez (10) anos em Santa Catarina, os sites das vinte e sete (27) Secretarias de Educação do Brasil, sendo um conteúdo documental de extrema valia para respaldar o modelo de e-learning educacional. A experiência da pesquisadora como Consultora Educacional da Secretaria de Educação de Santa Catarina, professora da educação básica, docente na educação superior, aluna e tutora em cursos on-line, no Portal Educacional das Américas, instituição internacional, foi fundamental para consolidar a proposta do curso. O processo de criação do modelo está voltado para as necessidades epistemológicas de construção de conhecimentos tratados na rede estadual de ensino, mas até então não relacionados com o e-learning educacional. Salienta-se a relação existente entre a concepção do materialismo histórico e a perspectiva histórica cultural ou teoria sócio-interacionista de aprendizagem como suporte conceitual do e-learning educacional. Os procedimentos metodológicos adotados para a feitura do trabalho podem ser classificados como pesquisa aplicada utilizando a internet, em relação à abordagem do problema, como qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, como pesquisa bibliográfica ou teórica, na fase da validação dos dados, pode ser considerada documental. Quanto ao método, o que mais se aproxima do fenômeno pesquisado é o dialético. A orientação filosófica que permeia o trabalho é o materialismo histórico e a contradição como categoria de análise. Como resultados, a investigação apresenta o modelo de curso de capacitação, usando o e-learning, via internet, e tem nos conteúdos da Proposta Curricular de Santa Catarina e nas ferramentas mediáticas e interacionais a possibilidade de uma nova pauta de treinamento para os professores. Finaliza com conclusões, sugestões e considerações, entre as quais que será necessário uma estrutura própria para a educação a distância, que contemple unidades funcionais como: a) diretoria de administração; b) diretoria de ensino básico; c) diretoria de tecnologias de informação e comunicação; d) equipes com profissionais permanentes e com dedicação exclusiva para atuar nos programas de EAD. en
dc.format.extent 206 f.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Professores - en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Educação de base en
dc.title E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Blattmann, Ursula en


Files in this item

Files Size Format View
213953.pdf 991.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar