Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Santana, Edvaldo Alves de en
dc.contributor.author Oliveira Filho, Ary en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:43:21Z
dc.date.available 2013-07-16T01:43:21Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221888 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract O objetivo do presente estudo é apresentar estratégias de aprendizagem para Coordenadores de Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, a partir das percepções dos pesquisados e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. São desenvolvidos e estruturados os subsídios teóricos contextualizados na visão do ambiente externo, buscando a forma de organizar a universidade como uma organização complexa para facilitar o entendimento dela como organização aprendente, ou seja, não basta o curso ter capital humano, é preciso que este capital humano esteja em processo contínuo de aprendizagem e reaprendizagem para a instituição ter mais facilidade em buscar diferenciais competitivos junto ao meio. A busca da qualidade e relevância científica, política e administrativa dos serviços prestados pelo Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina passa pela implementação de diferentes estratégias de aprendizagem, como por exemplo: a) melhorar a estrutura de trabalho; b) implantar horários flexíveis; c) realizar cursos de capacitação específicos; d) conceder mais autonomia para os Coordenadores; e) estabelecer objetivos claros; f) formar equipes de trabalho para propor inovações por áreas de conhecimento; g) estabelecer reuniões colegiadas com todas as coordenações e chefias de área; h) estabelecer políticas claras de gestão; i) implantar o sistema de inteligência competitiva. Além destas e de outras estratégias sugeridas pelos pesquisados, outras foram identificadas a partir dos fundamentos teóricos e práticos, como por exemplo: a) aprendizagem autodirecionada; b) aprendizagem baseada na mudança da consciência; c) aprendizagem por interação social; d) aprendizagem por reflexão; e) aprendizagem por experiência f) aprendizagem com a cultura. As estratégias mencionadas demonstram que o processo educativo e formativo deve estar voltado para a aprendizagem contínua dos Coordenadores e de todos os segmentos envolvidos neste processo, para que a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina possa assumir um compromisso de transformação social e construção de um conhecimento particular contextualizado dentro do que acontece na comunidade. en
dc.format.extent 181 f.| il., grafs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino superior en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Coordenadores de cursos en
dc.title Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina en
dc.type Tese (Doutorado) en


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