Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Santana, Edvaldo Alves de |
en |
dc.contributor.author |
Oliveira Filho, Ary |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:43:21Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:43:21Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221888 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102714 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
O objetivo do presente estudo é apresentar estratégias de aprendizagem para Coordenadores de Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, a partir das percepções dos pesquisados e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. São desenvolvidos e estruturados os subsídios teóricos contextualizados na visão do ambiente externo, buscando a forma de organizar a universidade como uma organização complexa para facilitar o entendimento dela como organização aprendente, ou seja, não basta o curso ter capital humano, é preciso que este capital humano esteja em processo contínuo de aprendizagem e reaprendizagem para a instituição ter mais facilidade em buscar diferenciais competitivos junto ao meio. A busca da qualidade e relevância científica, política e administrativa dos serviços prestados pelo Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina passa pela implementação de diferentes estratégias de aprendizagem, como por exemplo: a) melhorar a estrutura de trabalho; b) implantar horários flexíveis; c) realizar cursos de capacitação específicos; d) conceder mais autonomia para os Coordenadores; e) estabelecer objetivos claros; f) formar equipes de trabalho para propor inovações por áreas de conhecimento; g) estabelecer reuniões colegiadas com todas as coordenações e chefias de área; h) estabelecer políticas claras de gestão; i) implantar o sistema de inteligência competitiva. Além destas e de outras estratégias sugeridas pelos pesquisados, outras foram identificadas a partir dos fundamentos teóricos e práticos, como por exemplo: a) aprendizagem autodirecionada; b) aprendizagem baseada na mudança da consciência; c) aprendizagem por interação social; d) aprendizagem por reflexão; e) aprendizagem por experiência f) aprendizagem com a cultura. As estratégias mencionadas demonstram que o processo educativo e formativo deve estar voltado para a aprendizagem contínua dos Coordenadores e de todos os segmentos envolvidos neste processo, para que a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina possa assumir um compromisso de transformação social e construção de um conhecimento particular contextualizado dentro do que acontece na comunidade. |
en |
dc.format.extent |
181 f.| il., grafs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
en |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Coordenadores de cursos |
en |
dc.title |
Estratégias de aprendizagem para coordenadores de curso de graduação em administração: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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