Proposta de modelo de orçamento baseado em desempenho acadêmico para as universidade públicas do Estado do Paraná: [tese]
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Fonseca, Luiz Gonzaga de Souza |
en |
dc.contributor.author |
Pires, José Santo Dal Bem |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:42:02Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:42:02Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221886 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102707 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado de uma reflexão acerca de um conjunto de questões relacionadas ao orçamento anual das universidades públicas paranaenses. Tem como objetivo geral contribuir com o processo de planejamento dos recursos orçamentários colocados à disposição das instituições de ensino superior do Paraná, de forma a culminar com a formatação de uma proposta de modelo de Orçamento Baseado em Desempenho Acadêmico (OBDA). O modelo proposto está estruturado em 3 (três) módulos integrados entre si, mas com finalidades diferentes. O módulo 1, caracterizado como Resolução de Diretrizes Orçamentárias (RDO), serve como instrumento balizador dos módulos seguintes e como orientação para elaboração e execução do orçamento anual. O módulo 2, identificado como Método de Cálculo para Alocação Interna de Recursos Orçamentários em Outras Despesas Correntes (MC/ODC), cria uma sistemática que define os critérios a serem utilizados para distribuir os recursos do orçamento junto às unidades universitárias, trabalhando com variáveis quantitativas e qualitativas. O módulo 3, constituído de Demonstrativos de Receitas e Despesas (DRD), identifica a origem e o destino dos recursos públicos colocados à disposição das universidades. A integração desses módulos constitui a proposta de modelo de OBDA propriamente dito, pois a sua configuração é resultado das regras e orientações nele estabelecidas. A concepção do modelo proposto se fundamenta na alocação dos recursos do orçamento entre as unidades internas, tendo como ponto de referência a produção acadêmica. Busca-se o reconhecimento e a valorização do trabalho. Os resultados deste estudo revelam que a proposta de OBDA traz no seu bojo elementos inovadores em relação aos modelos dominantes, como: a) trata de forma desigual os desiguais, como forma de fazer justiça; b) incorpora princípios de transparência, descentralização e co-responsabilidade, para evitar o arbítrio e a improvisação; c) mensura o desempenho acadêmico das unidades de forma proporcional às suas forças de trabalho; d) implementa indicadores de gargalos e de eficácia de gestão orçamentária; e, e) cria um gatilho na forma de "equalização de oportunidades", que diminui a distância entre as unidades "ricas" e "pobres", visando minimizar os efeitos desagregadores que possam surgir no futuro e tão presente nos modelos atuais. Ao final, recomenda ações administrativas para otimizar a gestão do orçamento e sugere novas pesquisas sobre o assunto. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
en |
dc.subject.classification |
Parana |
en |
dc.subject.classification |
Orçamento |
en |
dc.subject.classification |
Modelos |
en |
dc.title |
Proposta de modelo de orçamento baseado em desempenho acadêmico para as universidade públicas do Estado do Paraná: [tese] |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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