dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregório Jean Varvakis |
en |
dc.contributor.author |
Vargas Vallejos, Rolando |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:41:12Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T01:41:12Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221885 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102702 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
O sucesso de uma empresa depende do seu envolvimento em novas oportunidades de negócio. Uma estratégia que as empresas estão utilizando para participar de novos negócios é a de estabelecer relacionamentos diferenciados com clientes, fornecedores e, inclusive, concorrentes. Nos últimos anos, surgiram diferentes formas de cooperação entre empresas devido à forte concorrência e à utilização das modernas Tecnologias de Informação e Comunicação. Entre os modelos emergentes de cooperação entre empresas, o modelo de Empresa Virtual, tem um potencial para ser aplicado por Pequenas e Médias Empresas, trazendo benefícios para as mesmas. No presente trabalho desenvolveu-se um modelo para ser aplicado por Pequenas e Médias Empresas do setor de moldes e matrizes, concorrentes entre si, que tenham a intenção de trabalhar de forma colaborativa formando Empresas Virtuais. No modelo propõe-se que essas empresas, antes de formar Empresas Virtuais, criem um ambiente que lhes permita desenvolver uma nova cultura de trabalho e preparar uma infra-estrutura adequada para sua operacionalização. Esses ambientes foram chamados de Ambientes para Criação de Empresas Virtuais - AmbianCEs. O modelo AmbianCE é constituído por três etapas, quais são: Preparar AmbianCE, Estruturar AmbianCE e Agir, e conta com uma Estratégia, que se baseia na aplicação da Gestão do Conhecimento, para sua implementação. A aplicabilidade do modelo AmbianCE foi verificada em um grupo de empresas concorrentes que atuam no setor de desenvolvimento e fabricação de moldes e matrizes na região de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Pelos resultados obtidos, o modelo proposto mostrou ser eficaz e eficiente, viabilizando a criação de um ambiente favorável para a criação, operação e dissolução de Empresas Virtuais. As empresas que participaram da verificação do modelo AmbianCE cresceram em infra-estrutura, aumentaram o quadro de funcionários, desenvolveram novos clientes e fornecedores e, principalmente, adotaram uma nova forma de trabalho colaborativo. |
en |
dc.format.extent |
245 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
en |
dc.subject.classification |
Empresas virtuais |
en |
dc.subject.classification |
Modelos |
en |
dc.subject.classification |
Benchmarking |
en |
dc.subject.classification |
(Administracao) |
en |
dc.title |
Um modelo para formação de empresas virtuais no setor de moldes e matrizes |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Lima, Celson Pantoja |
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