Um modelo para formação de empresas virtuais no setor de moldes e matrizes

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Um modelo para formação de empresas virtuais no setor de moldes e matrizes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rados, Gregório Jean Varvakis en
dc.contributor.author Vargas Vallejos, Rolando en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:41:12Z
dc.date.available 2013-07-16T01:41:12Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221885 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102702
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O sucesso de uma empresa depende do seu envolvimento em novas oportunidades de negócio. Uma estratégia que as empresas estão utilizando para participar de novos negócios é a de estabelecer relacionamentos diferenciados com clientes, fornecedores e, inclusive, concorrentes. Nos últimos anos, surgiram diferentes formas de cooperação entre empresas devido à forte concorrência e à utilização das modernas Tecnologias de Informação e Comunicação. Entre os modelos emergentes de cooperação entre empresas, o modelo de Empresa Virtual, tem um potencial para ser aplicado por Pequenas e Médias Empresas, trazendo benefícios para as mesmas. No presente trabalho desenvolveu-se um modelo para ser aplicado por Pequenas e Médias Empresas do setor de moldes e matrizes, concorrentes entre si, que tenham a intenção de trabalhar de forma colaborativa formando Empresas Virtuais. No modelo propõe-se que essas empresas, antes de formar Empresas Virtuais, criem um ambiente que lhes permita desenvolver uma nova cultura de trabalho e preparar uma infra-estrutura adequada para sua operacionalização. Esses ambientes foram chamados de Ambientes para Criação de Empresas Virtuais - AmbianCEs. O modelo AmbianCE é constituído por três etapas, quais são: Preparar AmbianCE, Estruturar AmbianCE e Agir, e conta com uma Estratégia, que se baseia na aplicação da Gestão do Conhecimento, para sua implementação. A aplicabilidade do modelo AmbianCE foi verificada em um grupo de empresas concorrentes que atuam no setor de desenvolvimento e fabricação de moldes e matrizes na região de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Pelos resultados obtidos, o modelo proposto mostrou ser eficaz e eficiente, viabilizando a criação de um ambiente favorável para a criação, operação e dissolução de Empresas Virtuais. As empresas que participaram da verificação do modelo AmbianCE cresceram em infra-estrutura, aumentaram o quadro de funcionários, desenvolveram novos clientes e fornecedores e, principalmente, adotaram uma nova forma de trabalho colaborativo. en
dc.format.extent 245 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Gestão do conhecimento en
dc.subject.classification Empresas virtuais en
dc.subject.classification Modelos en
dc.subject.classification Benchmarking en
dc.subject.classification (Administracao) en
dc.title Um modelo para formação de empresas virtuais no setor de moldes e matrizes en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Lima, Celson Pantoja en


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