Uma abordagem à busca e seleção de parceiros em empresas virtuais usando o método AHP e o modelo SCOR

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma abordagem à busca e seleção de parceiros em empresas virtuais usando o método AHP e o modelo SCOR

Mostrar registro completo

Título: Uma abordagem à busca e seleção de parceiros em empresas virtuais usando o método AHP e o modelo SCOR
Autor: Bittencourt, Felipe
Resumo: O tema Empresas Virtuais (EV) tem crescido em importância nos últimos anos. Contudo, ainda é visto com certa desconfiança na indústria por alguns líderes mais pragmáticos. A falta de estudos de caso fazendo uso do paradigma de EV é explicada, sobretudo, pela falta de metodologias comprovadas e padrões a serem seguidos desde a etapa de criação da EV até sua fase de operação. Uma destas fases é a Procura e Seleção de Parceiros, a qual engloba diversas disciplinas, da Engenharia à Administração, passando por Logística, Compras e Planejamento Estratégico. Muitos fatores podem ser considerados na seleção de candidatos para composição de uma EV. Para assegurar que haverá imparcialidade, e consequentemente um maior nível de confiança entre o conjunto de empresas, uma metodologia precisa ser criada, levando posteriormente à uma padronização na seleção de parceiros na composição de EVs. Este trabalho apresenta uma abordagem para ajudar os gerentes na seleção das empresas mais apropriadas para constituição de uma EV. Aplicando o método AHP - Analytic Hierarchy Process, e tendo como base algumas das métricas apresentadas no modelo SCOR, o gerente da EV pode ter uma visão mais robusta sobre a importância de seus parceiros e itens da lista de materiais em uma dada oportunidade de negócio. Alem disso, com o objetivo de aumentar o nível de confiança entre os membros do "Ambiente de Criação", propõe-se o uso de um histórico das performances atingidas em negócios passados, ficando acessível à consulta dos outros membros. Finalmente, para simular a abordagem proposta, foi desenvolvido um protótipo de um sistema multi-agente, o qual foi testado com o uso de cenários hipotéticos. The Virtual Enterprise (VE) subject has been growing in importance in the recent years; however it is still regarded with some suspicion by more pragmatic industry leaders. The lack of business cases using the VE paradigm is due to the inexistence of proved methodologies and standards from the VE creation to the operation phase. One of these phases is the partner's search and selection, which involves several areas, from engineering to business, going through logistics, purchasing and strategic planning. Many factors can be considered when selecting the candidate partners to compose a VE. To assure that fairness will exist between the set of enterprises, a methodology must be created, leading later to some kind of standardization to select partners to compose a Virtual Enterprise. This work presents an approach to help VE managers in the selection of the most suitable enterprises to compose a VE. Applying the Analytic Hierarchy Process (AHP) method having as basis some of the metrics presented in the SCOR model, the VE manager can have a more robust view upon the partners' importance and bill of material's criticality in a given business opportunity. Moreover, a Breeding Environment historical database is proposed to increase the level of trust between its members. Finally, in order to simulate the proposed systematic approach, a multi agent system prototype was designed, implemented and tested against hypothetical scenarios.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102640
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
228785.pdf 2.209Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar