A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física

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A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física

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Título: A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física
Autor: Cardoso, Nelson Leite
Resumo: Sabe-se que um aluno que entra em contato com um novo conceito, não raro estabelece idéias, interpretações e concepções alternativas que embora para ele sejam aparentemente coerentes, nem sempre são condizentes com os princípios cientificamente aceitos. Com base na Teoria de Aprendizagem de Ausubel-Novak, que considera aquilo que o aluno já sabe como ponto crucial para se apoiar todo o processo de negociação e construção de novos significados, investiga-se o papel construtor de conceitos - e não apenas transmissor de informação - do software educacional heurístico "Interactive Physics" como ferramenta pedagógica para promoção da aprendizagem significativa de conceitos de Física (força e movimento). Após levantamento de conceitos prévios do grupo investigado utilizando testes de sondagem e mapas conceituais, utilizou-se como estratégia metodológica a proposição de situações-problema, que com os recursos de simulação e modelagem do software passam a ser exploradas, acompanhadas de registros de observações, resultados e conclusões por escrito e em áudios gravados. Em se tratando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, o software - da forma como foi usado - mostrou-se como um excelente ambiente para a identificação e contestação de concepções alternativas. Observou-se, também, indícios de evolução conceitual, principalmente, nos aspectos de ampliação e (re)organização de conceitos verificados através dos mapas conceituais e da linguagem usada nas argumentações das atividades; muito embora os dados dos scores nos testes não tenham tido evolução de mesma proporção.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102620
Data: 2005


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