A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física

DSpace Repository

A- A A+

A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física

Show full item record

Title: A utilização do software "Interactive Physics" como instrumento de promoção da aprendizagem significativa de conceitos de física
Author: Cardoso, Nelson Leite
Abstract: Sabe-se que um aluno que entra em contato com um novo conceito, não raro estabelece idéias, interpretações e concepções alternativas que embora para ele sejam aparentemente coerentes, nem sempre são condizentes com os princípios cientificamente aceitos. Com base na Teoria de Aprendizagem de Ausubel-Novak, que considera aquilo que o aluno já sabe como ponto crucial para se apoiar todo o processo de negociação e construção de novos significados, investiga-se o papel construtor de conceitos - e não apenas transmissor de informação - do software educacional heurístico "Interactive Physics" como ferramenta pedagógica para promoção da aprendizagem significativa de conceitos de Física (força e movimento). Após levantamento de conceitos prévios do grupo investigado utilizando testes de sondagem e mapas conceituais, utilizou-se como estratégia metodológica a proposição de situações-problema, que com os recursos de simulação e modelagem do software passam a ser exploradas, acompanhadas de registros de observações, resultados e conclusões por escrito e em áudios gravados. Em se tratando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, o software - da forma como foi usado - mostrou-se como um excelente ambiente para a identificação e contestação de concepções alternativas. Observou-se, também, indícios de evolução conceitual, principalmente, nos aspectos de ampliação e (re)organização de conceitos verificados através dos mapas conceituais e da linguagem usada nas argumentações das atividades; muito embora os dados dos scores nos testes não tenham tido evolução de mesma proporção.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102620
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar