A contribuição da educação ambiental para a formação de pedagogos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andreas Diaz |
en |
dc.contributor.author |
Hermoso, Mario |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:25:15Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:25:15Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
225198 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102613 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
A crise ambiental que o mundo vem assistindo nas últimas décadas tem levado o homem a refletir sobre a sua relação com o meio ambiente, e nessa reflexão insere-se a Educação Ambiental como meio de integrar ensino e a temática ambiental como forma da não fragmentação do conhecimento, o que deve se dar a partir de uma educação de qualidade, onde a questão ambiental não só deve estar presente adequadamente nas disciplinas curriculares e, na sua integração, mas também no próprio cotidiano escolar. Nesse contexto, esta pesquisa busca investigar a contribuição da Educação Ambiental no desenvolvimento da percepção dos estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Para tanto, procurou-se em um primeiro momento aplicar um questionário para verificar a percepção ambiental dos estudantes, e a partir dos resultados obtidos ministrou-se uma palestra sobre a temática ambiental. Em um segundo momento, aplicou-se o mesmo questionário para verificar as alterações na percepção ambiental dos estudantes. Dos resultados obtidos, constatou-se que a Educação Ambiental não é privilegiada na grade curricular do Curso de Pedagogia da FAG, pois a percepção dos estudantes sobre as questões ambientais, parte do senso comum. Mostrou também a possibilidade de mobilizar o pensamento dos estudantes, através do desenvolvimento de conteúdos articulados com a Educação Ambiental, a qual ativa as diferentes percepções oriundas do processo formativo. Assim, com base na análise e interpretação, pode-se afirmar que a Educação Ambiental pode contribuir efetivamente para ampliar a percepção dos futuros Pedagogos da FAG. Mas, para isso, não basta relacionar esta a certas técnicas e informações que permitam ao futuro professor ser um "agente sensibilizador" sobre a questão ambiental. É preciso que o professor esteja preparado para que, a começar do ponto de vista de sua área de conhecimento, saiba aprofundar a análise e elevar a discussão do tema ambiental em sua prática pedagógica. |
en |
dc.format.extent |
XII,151f| tabs., grafs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
en |
dc.subject.classification |
Meio ambiente |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Conscientização |
en |
dc.title |
A contribuição da educação ambiental para a formação de pedagogos |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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