Telesaúde no ensino e pesquisa em psicologia clínica

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Telesaúde no ensino e pesquisa em psicologia clínica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Luz Filho, Silvio Serafim da en
dc.contributor.author Ribeiro, Maria Stella Aguiar en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:25:07Z
dc.date.available 2013-07-16T01:25:07Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224942 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102612
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo analisar o processo de difusão telesaúde, compreendida como a incorporação da informática e telecomunicações para prestação de serviços de saúde, entre professores e pesquisadores de psicologia da área clínica de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC na região sul do Brasil. Utilizou-se o modelo de difusão de inovações de Rogers (2003), identificando: atributos percebidos nas inovações, estágio do processo de adoção, características do sistema social e participação da população estudada no desenvolvimento de inovações em telesaúde. A coleta de dados foi feita através de questionário fechado, enviado e respondido por meio eletrônico. Os recursos em fase de implementação são Bases de Dados e Publicações Eletrônicas (utilizados por 95% e 100% respectivamente) para acesso à informação e pesquisa científica. Sites de apoio psicológico e psicoeducacionais são conhecidos, mas não utilizados. Os canais de comunicação de massa (internet e publicações científicas) e os canais interpessoais (contatos informais e eventos em psicologia) são importantes fontes de informação para as inovações adotadas. As principais crenças associadas à telesaúde são: ausência de estudos significativos (76%), impessoalidade (68%), melhor acesso à pesquisa (60%), dificuldade de garantir sigilo (56%), e acesso à informação para a população. A falta de interesse pelo conhecimento e pesquisa na área refletiu um sistema tradicional que não percebe possíveis vantagens nas inovações e com valores incompatíveis com a adoção da telesaúde para prestação de serviços clínicos. en
dc.format.extent 98, 28, f.| grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Psicologia en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Inovações tecnológicas en
dc.subject.classification Psicologia clinica en
dc.subject.classification Inovações tecnológicas en
dc.subject.classification Informatica medica en
dc.subject.classification Psicologos en
dc.subject.classification Efeito de inovações tecnológicas en
dc.title Telesaúde no ensino e pesquisa em psicologia clínica en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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