dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Luz Filho, Silvio Serafim da |
en |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Maria Stella Aguiar |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:25:07Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T01:25:07Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224942 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102612 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo teve por objetivo analisar o processo de difusão telesaúde, compreendida como a incorporação da informática e telecomunicações para prestação de serviços de saúde, entre professores e pesquisadores de psicologia da área clínica de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC na região sul do Brasil. Utilizou-se o modelo de difusão de inovações de Rogers (2003), identificando: atributos percebidos nas inovações, estágio do processo de adoção, características do sistema social e participação da população estudada no desenvolvimento de inovações em telesaúde. A coleta de dados foi feita através de questionário fechado, enviado e respondido por meio eletrônico. Os recursos em fase de implementação são Bases de Dados e Publicações Eletrônicas (utilizados por 95% e 100% respectivamente) para acesso à informação e pesquisa científica. Sites de apoio psicológico e psicoeducacionais são conhecidos, mas não utilizados. Os canais de comunicação de massa (internet e publicações científicas) e os canais interpessoais (contatos informais e eventos em psicologia) são importantes fontes de informação para as inovações adotadas. As principais crenças associadas à telesaúde são: ausência de estudos significativos (76%), impessoalidade (68%), melhor acesso à pesquisa (60%), dificuldade de garantir sigilo (56%), e acesso à informação para a população. A falta de interesse pelo conhecimento e pesquisa na área refletiu um sistema tradicional que não percebe possíveis vantagens nas inovações e com valores incompatíveis com a adoção da telesaúde para prestação de serviços clínicos. |
en |
dc.format.extent |
98, 28, f.| grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Psicologia |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
en |
dc.subject.classification |
Psicologia clinica |
en |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
en |
dc.subject.classification |
Informatica medica |
en |
dc.subject.classification |
Psicologos |
en |
dc.subject.classification |
Efeito de inovações tecnológicas |
en |
dc.title |
Telesaúde no ensino e pesquisa em psicologia clínica |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |