Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Silva, Francisco Pereira da |
en |
dc.contributor.author |
Cruz, Lafayette |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:23:41Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:23:41Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
211885 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102602 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Nesta tese tem por objetivo geral apresentar as etapas que devem ser levadas em conta na análise e implantação da Proposta de grade curricular para o curso de graduação estar em constante interação com o processo de transformação porque passam as organizações. A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os dados e informações coletados são tratados de modo qualitativo. Assuntos como ambiente externo (direto e indireto) das organizações, currículo e teoria curricular e a evolução do ensino de administração no Brasil são discutidos, visando à formulação da proposta de grade curricular para análise e implantação para o curso de graduação em administração. A proposta apresenta seis etapas, ou seja: Etapa1: sensibilização : a necessidade da mudança; Etapa 2: resgate do curso ; Etapa 3: realidade atual do curso; Etapa 4: a questão do currículo; -; Etapa 5: checagem do currículo proposto em relação aos ambientes interno e externo e Etapa 6: implantação. Para cada uma das etapas apresentadas são formulados questionamentos a partir dos fundamentos discutidos em cada uma delas. De posse destes questionamentos e por meio dos fundamentos que caracterizam as etapas levadas em conta, os coordenadores dos cursos de graduação em administração terão condições de verificarem como que se encontra o curso, visando à implantação da Proposta de Grade Curricular para alinhar as atividades realizadas tanto do ambiente interno quanto do externo do curso. Conforme ANSSOF,(1991), ressalta-se, a importância da utilização da abordagem qualitativa, pelo fato dela possibilitar a construção e a reconstrução da proposta de modo contínuo. Também, a negociação, a flexibilidade e a construção coletiva devem ser respeitadas para atender as particularidades de cada curso como da região. A proposta em pauta serve apenas como referencial e não como um produto acabado para ser aplicado a quaisquer cursos de graduação. |
en |
dc.format.extent |
273 f.| grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Curriculos |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.title |
Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar