Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB

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Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Silva, Francisco Pereira da en
dc.contributor.author Cruz, Lafayette en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:23:41Z
dc.date.available 2013-07-16T01:23:41Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211885 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102602
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Nesta tese tem por objetivo geral apresentar as etapas que devem ser levadas em conta na análise e implantação da Proposta de grade curricular para o curso de graduação estar em constante interação com o processo de transformação porque passam as organizações. A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os dados e informações coletados são tratados de modo qualitativo. Assuntos como ambiente externo (direto e indireto) das organizações, currículo e teoria curricular e a evolução do ensino de administração no Brasil são discutidos, visando à formulação da proposta de grade curricular para análise e implantação para o curso de graduação em administração. A proposta apresenta seis etapas, ou seja: Etapa1: sensibilização : a necessidade da mudança; Etapa 2: resgate do curso ; Etapa 3: realidade atual do curso; Etapa 4: a questão do currículo; -; Etapa 5: checagem do currículo proposto em relação aos ambientes interno e externo e Etapa 6: implantação. Para cada uma das etapas apresentadas são formulados questionamentos a partir dos fundamentos discutidos em cada uma delas. De posse destes questionamentos e por meio dos fundamentos que caracterizam as etapas levadas em conta, os coordenadores dos cursos de graduação em administração terão condições de verificarem como que se encontra o curso, visando à implantação da Proposta de Grade Curricular para alinhar as atividades realizadas tanto do ambiente interno quanto do externo do curso. Conforme ANSSOF,(1991), ressalta-se, a importância da utilização da abordagem qualitativa, pelo fato dela possibilitar a construção e a reconstrução da proposta de modo contínuo. Também, a negociação, a flexibilidade e a construção coletiva devem ser respeitadas para atender as particularidades de cada curso como da região. A proposta em pauta serve apenas como referencial e não como um produto acabado para ser aplicado a quaisquer cursos de graduação. en
dc.format.extent 273 f.| grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ensino superior en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Curriculos en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.title Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB en
dc.type Tese (Doutorado) en


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