A influência das práticas e das políticas de recursos humanos sobre o absenteísmo e a rotatividade: um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A influência das práticas e das políticas de recursos humanos sobre o absenteísmo e a rotatividade: um estudo de caso

Mostrar registro completo

Título: A influência das práticas e das políticas de recursos humanos sobre o absenteísmo e a rotatividade: um estudo de caso
Autor: Dall'inha, Graziella Rejane
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo sobre o absenteísmo e a rotatividade e suas influências numa empresa de engenharia, abordados por meio das práticas e políticas de recursos humanos. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa dos fatos. Os meios de investigação utilizados neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Com relação aos fins, este trabalho foi caracterizado como descritivo. Os dados para a realização deste estudo foram obtidos tanto de forma direta como indireta. Diretamente, a coleta deu-se por entrevistas semi-estruturadas junto à chefia e a funcionários da empresa estudada. Indiretamente, os dados foram coletados em documentos legais da referida empresa e de diversas publicações pertinentes à pesquisa. O estudo demonstrou a importância das políticas e das práticas de RH para a redução do absenteísmo e da rotatividade; revelou os principais impactos na empresa provocados pelos altos índices de rotatividade e absenteísmo e pela falta de controle dela sobre estes; além de apresentar um plano de proposta para o controle destes indicadores. Identificados os aspectos avaliados, tanto na prática como na literatura pesquisada, foram caracterizadas as etapas e as atividades do processo, identificados os aspectos e avaliados os impactos na empresa decorrentes do estudo em questão. Dentro desse contexto, verificou-se a possibilidade de trabalhar estas variáveis que influenciam negativamente dentro da empresa, já que esta demonstrou certa facilidade e abertura para o trabalho de novas idéias, implantação de benefícios, etc.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102591
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
225962.pdf 421.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar