Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino

DSpace Repository

A- A A+

Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Loch, Carlos en
dc.contributor.author Santos, Karin Cristina dos en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:20:49Z
dc.date.available 2013-07-16T01:20:49Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 223913 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102581
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. en
dc.description.abstract Este trabalho propõe a estruturação de um modelo configuracional de localização de estabelecimentos de ensino visando a sua implementação futura em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para compor um Sistema Espacial de Suporte à Decisão (SDSS). Parte-se do princípio que a localização de escolas na estrutura urbana é influenciada por três fatores: demanda pelo serviço, capacidade de atendimento da rede escolar e elementos e fenômenos urbanos que ocorrem nos espaços públicos das cidades. O modelo proposto coloca a necessidade da utilização de uma metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA) para determinar quais elementos e fenômenos urbanos serão incorporados por ele e qual a forma de avaliá-los tomando por base os interesses e necessidades de pessoas que de alguma maneira estão envolvidas com a questão locacional para cada aplicação. Com base nas relações espaciais que se estabelecem entre a demanda, os estabelecimentos de ensino existentes e os espaços públicos, o modelo busca identificar os espaços que apresentam o maior potencial para abrigar uma nova unidade escolar. O potencial é determinado em relação a um raio de abrangência e será tanto maior quanto maior for a concentração de demanda nos espaços pertencentes a esse raio e quanto menor for a quantidade de elementos e fenômenos urbanos contidos nele que possuem uma relação desarmônica com os estabelecimentos de ensino. en
dc.format.extent 210 f.| il., grafs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia civil en
dc.subject.classification Sistemas de informação geográfica en
dc.subject.classification Escolas - en
dc.subject.classification Localização en
dc.subject.classification Sistemas de suporte de decisao en
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo en
dc.title Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
223913.pdf 2.390Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar