Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Loch, Carlos |
en |
dc.contributor.author |
Santos, Karin Cristina dos |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:20:49Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:20:49Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
223913 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102581 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe a estruturação de um modelo configuracional de localização de estabelecimentos de ensino visando a sua implementação futura em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para compor um Sistema Espacial de Suporte à Decisão (SDSS). Parte-se do princípio que a localização de escolas na estrutura urbana é influenciada por três fatores: demanda pelo serviço, capacidade de atendimento da rede escolar e elementos e fenômenos urbanos que ocorrem nos espaços públicos das cidades. O modelo proposto coloca a necessidade da utilização de uma metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA) para determinar quais elementos e fenômenos urbanos serão incorporados por ele e qual a forma de avaliá-los tomando por base os interesses e necessidades de pessoas que de alguma maneira estão envolvidas com a questão locacional para cada aplicação. Com base nas relações espaciais que se estabelecem entre a demanda, os estabelecimentos de ensino existentes e os espaços públicos, o modelo busca identificar os espaços que apresentam o maior potencial para abrigar uma nova unidade escolar. O potencial é determinado em relação a um raio de abrangência e será tanto maior quanto maior for a concentração de demanda nos espaços pertencentes a esse raio e quanto menor for a quantidade de elementos e fenômenos urbanos contidos nele que possuem uma relação desarmônica com os estabelecimentos de ensino. |
en |
dc.format.extent |
210 f.| il., grafs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação geográfica |
en |
dc.subject.classification |
Escolas - |
en |
dc.subject.classification |
Localização |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de suporte de decisao |
en |
dc.subject.classification |
Processo decisorio por criterio multiplo |
en |
dc.title |
Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar