Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Valladares, Angelise |
en |
dc.contributor.author |
Cordeiro, José Vicente Bandeira de Mello |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:20:40Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T01:20:40Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221609 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102580 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
O alinhamento de determinados recursos e processos de uma organização à sua estratégia de negócios é algo desejável e buscado em diversas áreas da gestão. Algumas ferramentas voltadas a este fim, desenvolvidas recentemente, enfatizam uma abordagem "de fora para dentro", buscando alinhar processos e recursos a uma determinada estratégia de negócios, dada como correta, e mostram-se dirigidas às organizações de grande porte, que têm condições de lidar com a complexidade relacionada a um grande número de indicadores de desempenho em seus diversos níveis hierárquicos. Empresas de médio porte, por sua vez, costumam apresentar simultaneamente uma grande demanda por ferramentas de gestão e uma pequena disponibilidade de tempo e recursos para lidar com a complexidade destas. O presente trabalho visa oferecer a estas organizações um modelo de analise de estratégias de negócios, visando a priorização de ações no âmbito de sua gestão estratégica. O modelo em questão apresenta três categorias de alinhamento estratégico, quais sejam, o alinhamento entre a estratégia de negócios e o contexto externo, o alinhamento entre os processos-chave e a estratégia de negócios e o alinhamento entre os recursos organizacionais e os processos-chave. De acordo com a estrutura proposta, as decisões estratégicas devem ser tomadas no sentido de preencher as lacunas de alinhamento estratégico identificadas. O modelo foi aplicado em três empresas paranaenses de médio porte, constituindo estudos multicasos. Sua aplicação foi constituída por quatro etapas, quais sejam, a análise dos contextos externo e interno, a formalização de uma estratégia de negócios, a identificação de lacunas de alinhamento estratégico nas três categorias definidas e a priorização de medidas para o preenchimento das lacunas. Os dados referentes às quatro etapas foram coletados por meio de entrevistas em grupo semi-estruturadas, conduzidas na forma de grupos de foco, com a participação dos principais executivos das três empresas pesquisadas. Após sua aplicação nas três organizações, o modelo foi consolidado com base nas dificuldades encontradas durante sua aplicação. O modelo em questão mostrou-se efetivo como ferramenta de gestão estratégica, sistêmica e contextualista, permitindo às organizações avaliar a viabilidade de medidas estratégicas do tipo "de fora para dentro" e "de dentro para fora", bem como ao considerar o aprendizado estratégico na formulação das estratégias de negócios e na sua implementação. |
en |
dc.format.extent |
300 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
en |
dc.subject.classification |
Modelos |
en |
dc.subject.classification |
Negocios |
en |
dc.title |
Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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