Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte

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Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Valladares, Angelise en
dc.contributor.author Cordeiro, José Vicente Bandeira de Mello en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:20:40Z
dc.date.available 2013-07-16T01:20:40Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221609 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102580
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O alinhamento de determinados recursos e processos de uma organização à sua estratégia de negócios é algo desejável e buscado em diversas áreas da gestão. Algumas ferramentas voltadas a este fim, desenvolvidas recentemente, enfatizam uma abordagem "de fora para dentro", buscando alinhar processos e recursos a uma determinada estratégia de negócios, dada como correta, e mostram-se dirigidas às organizações de grande porte, que têm condições de lidar com a complexidade relacionada a um grande número de indicadores de desempenho em seus diversos níveis hierárquicos. Empresas de médio porte, por sua vez, costumam apresentar simultaneamente uma grande demanda por ferramentas de gestão e uma pequena disponibilidade de tempo e recursos para lidar com a complexidade destas. O presente trabalho visa oferecer a estas organizações um modelo de analise de estratégias de negócios, visando a priorização de ações no âmbito de sua gestão estratégica. O modelo em questão apresenta três categorias de alinhamento estratégico, quais sejam, o alinhamento entre a estratégia de negócios e o contexto externo, o alinhamento entre os processos-chave e a estratégia de negócios e o alinhamento entre os recursos organizacionais e os processos-chave. De acordo com a estrutura proposta, as decisões estratégicas devem ser tomadas no sentido de preencher as lacunas de alinhamento estratégico identificadas. O modelo foi aplicado em três empresas paranaenses de médio porte, constituindo estudos multicasos. Sua aplicação foi constituída por quatro etapas, quais sejam, a análise dos contextos externo e interno, a formalização de uma estratégia de negócios, a identificação de lacunas de alinhamento estratégico nas três categorias definidas e a priorização de medidas para o preenchimento das lacunas. Os dados referentes às quatro etapas foram coletados por meio de entrevistas em grupo semi-estruturadas, conduzidas na forma de grupos de foco, com a participação dos principais executivos das três empresas pesquisadas. Após sua aplicação nas três organizações, o modelo foi consolidado com base nas dificuldades encontradas durante sua aplicação. O modelo em questão mostrou-se efetivo como ferramenta de gestão estratégica, sistêmica e contextualista, permitindo às organizações avaliar a viabilidade de medidas estratégicas do tipo "de fora para dentro" e "de dentro para fora", bem como ao considerar o aprendizado estratégico na formulação das estratégias de negócios e na sua implementação. en
dc.format.extent 300 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Planejamento empresarial en
dc.subject.classification Modelos en
dc.subject.classification Negocios en
dc.title Alinhamento estratégico: estudos multicasos em empresas paranaenses de médio porte en
dc.type Tese (Doutorado) en


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