O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD

DSpace Repository

A- A A+

O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD

Show full item record

Title: O ensino da geometria descritiva para alunos surdos apoiado em um ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD
Author: Vieira, Josiane Wanderlinde
Abstract: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma nova versão do Módulo Projeção Cilíndrica Ortogonal (PCO), parte integrante do ambiente hipermídia de aprendizagem VISUAL GD. Busca-se, com esta pesquisa, desenvolver um material com potencial de aplicação em Geometria Descritiva (GD) para auxiliar a aprendizagem dos alunos surdos, usuários da LIBRAS, que ingressarem nas instituições de ensino superior, especificamente na área das exatas (área de aplicação destes conhecimentos). Um dos objetivos deste trabalho foi a adequação do VISUAL GD visando a inclusão dos surdos profundos como seu público alvo. Para tanto foi feita análise da situação de aprendizagem destes alunos diante da versão antiga do PCO do VISUAL GD, levantando subsídios para adequá-lo. Após adequação do ambiente, foi realizada nova aplicação com os alunos, desta vez utilizando a última versão do módulo PCO com o intuito de validá-lo. Os resultados alcançados corroboram que o novo módulo PCO é adequado para a aprendizagem de estudantes surdos profundos usuários da LIBRAS. Espera-se que este trabalho sirva de exemplo aos professores das mais variadas áreas de conhecimento, para que estes desenvolvam materiais digitais de aprendizagem que permitam a inclusão social dos surdos profundos.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102560
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
221606.pdf 7.790Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar