O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Barros, Nelci Moreira de |
en |
dc.contributor.author |
Garcez, Eliane Maria Stuart |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:12:46Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:12:46Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
212898 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102536 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Pesquisa que discute a inclusão dos alunos do ensino fundamental na sociedade do conhecimento e o poder da informação na sociedade contemporânea. Tem como objetivo integrar ações de aprendizagem para capacitar o aluno a formular e solucionar problemas, evidenciando a importância de um trabalho integrado entre os educadores (bibliotecários e pedagogos), por meio da mediação adequada dos alunos, para uma tomada de consciência, conscientização e reflexão crítica a respeito das informações veiculadas, pois é uma exigência a aquisição e atualização de conhecimentos de forma autônoma, para acompanhar o mercado atual cada vez mais competitivo. A metodologia utilizada para a proposta de tese compõe-se de pesquisa bibliográfica e de campo, buscando relacionar o que já se sabe teoricamente, às falas de pedagogos e bibliotecários que atuam em escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Como resultado constatou-se que bibliotecários e pedagogos não estão preparados para propiciar a inclusão dos alunos na sociedade do conhecimento. Assim, se pretende contribuir com uma proposta de ação, no sentido de que bibliotecário (no papel de mediador da informação) e pedagogo (mediador da aprendizagem) trabalhem de forma integrada, para suscitar nos alunos habilidades investigativas e competências interpretativas e de raciocínio, visando capacitá-los a formular e resolver problemas. |
en |
dc.format.extent |
167 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Alunos |
en |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Bibliotecarios |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.subject.classification |
Competencia |
en |
dc.subject.classification |
(Autoridade legal) |
en |
dc.subject.classification |
Professores - |
en |
dc.subject.classification |
Formação |
en |
dc.title |
O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar