O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Barros, Nelci Moreira de en
dc.contributor.author Garcez, Eliane Maria Stuart en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:12:46Z
dc.date.available 2013-07-16T01:12:46Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 212898 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102536
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Pesquisa que discute a inclusão dos alunos do ensino fundamental na sociedade do conhecimento e o poder da informação na sociedade contemporânea. Tem como objetivo integrar ações de aprendizagem para capacitar o aluno a formular e solucionar problemas, evidenciando a importância de um trabalho integrado entre os educadores (bibliotecários e pedagogos), por meio da mediação adequada dos alunos, para uma tomada de consciência, conscientização e reflexão crítica a respeito das informações veiculadas, pois é uma exigência a aquisição e atualização de conhecimentos de forma autônoma, para acompanhar o mercado atual cada vez mais competitivo. A metodologia utilizada para a proposta de tese compõe-se de pesquisa bibliográfica e de campo, buscando relacionar o que já se sabe teoricamente, às falas de pedagogos e bibliotecários que atuam em escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Como resultado constatou-se que bibliotecários e pedagogos não estão preparados para propiciar a inclusão dos alunos na sociedade do conhecimento. Assim, se pretende contribuir com uma proposta de ação, no sentido de que bibliotecário (no papel de mediador da informação) e pedagogo (mediador da aprendizagem) trabalhem de forma integrada, para suscitar nos alunos habilidades investigativas e competências interpretativas e de raciocínio, visando capacitá-los a formular e resolver problemas. en
dc.format.extent 167 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Alunos en
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Bibliotecarios en
dc.subject.classification Formação en
dc.subject.classification Competencia en
dc.subject.classification (Autoridade legal) en
dc.subject.classification Professores - en
dc.subject.classification Formação en
dc.title O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
212898.pdf 1.119Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar